A quem interessa esta zona?

cobrazen (6)

Nossa cidade, desde a sua criação, se destacou pela sua vocação comercial. Contam os livros escritos pelo Mestre Aragão que a construção do imponente prédio do Mercado da Farinha, ainda no inicio do século passado (1913), foi uma reivindicação dos comerciantes da época que queriam um lugar adequado para negociar e guardar suas mercadorias.

3MERCADO DE FARINHA - HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, 1983 A 2010

MERCADO DE FARINHA – FOTO: LIVRO HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.

Construído no primeiro mandato do prefeito José Augusto  Ferrer (final da década de 50 e início da década de 60) o CIBRAZÉM, localizado na Praça da Bandeira foi uma obra que contou com o total apoio do Ministério da Agricultura.

Mercado da CIBRAZEM – Calçamento da Praça da Bandeira – 1961 – Hoje toda essa área é invadida ilegalmente por prédios do comercio informal. Foto: José Augusto Ferrer Sim, Sim – Pedro Ferrer.

Contando com outros mercados, inclusive com o Açougue da Carne que foi construído ainda no ano de 1865, nossa feira livre, desde o “empreendimento”, lançado pelo prefeito Ivo Queiroz, intitulado SHOPPING POPULAR, onde o mesmo não só autorizou construção de Box em alvenaria, como também incentivou a edificação dos mesmos. De lá pra cá a nossa feira só fez perder a sua feição.

feira

Digo tudo isso, para alertar aos nossos gestores que é preciso se fazer alguma coisa para este segmento. Entre os inúmeros insatisfeitos estão os feirantes, que reclamam do enfraquecimento da atividade. Os Moradores do entorno da feira estão com seu direito de ir e vir ultrajado, os proprietários dos prédios legalmente constituídos, estão no prejuízo. A cidade continua com seu trânsito sufocado e clientes e fregueses da feira cada dia mais distantes. Os que se arriscam a comprar mercadorias de origem duvidosa, estão correndo riscos todos os dias.

A pergunta que faço então é: A quem interessa esta bagunça ?

Ontem (07) mesmo estive de passagem no prédio do CIBRAZÉM. O estado é de penúria, de fim de guerra. Entrei nos banheiros masculinos e o que eu ví foi o retrato do caos, do holocausto.

cobrazen (4) cobrazen (5) cobrazen (7) cobrazen (8) cobrazen (9) cobrazen (10) cobrazen (11)

Com a palavra os nossos gestores, que já estão há cinco anos no poder…

3 pensou em “A quem interessa esta zona?

  1. Pilako, uma vez conversando com um colega de trabalho que veio lá de joinvile, falei que a minha terra tinha quase 400 anos de existência, ele achou que tava de brincadeira, pensava que a terra de Braga tinha menos de 100.
    Pois bem, quando passo por alguns lugares de nossa querida Vitória sempre me deparo com a situação da nossa história. O mercado da farinha, o açouque, a estação ferroviária, as praças, o sobradinho (este finalmente está em reforma), sinto uma dor e um despreso pelos politico locais. Os politicos de nossa Vitória esquecem que para se ter um grande futuro precisamos preservar o passado. Vitória hoje está esquecida, praticamente tudo que foi erquido pelos nossos antepassados está destruido, chego a pensar que em breve até a Matriz e o Rosário vão virar estacionamento.

  2. Fazer o quê? Cruzar os braços? Lamentar? Quem são os culpados? Jogar pedras nos antigos governantes que não tomaram nenhuma providência? Essa sequencia de erros tem uma lógica: descaso dos governantes, tendo início com Ivo, passando pelos primeiros governos do Elias, continuando pelo senhor Breckenfeld e o José Aglaílson e agora mais uma vez o “Governo de Todos”. Mas Vitória de Santo Antão é superior a esses gestores. A história da cidade registrará essas fajutas administrações. Será que eles se preocupam com esse detalhe ou para eles “morreu, acabou-se”?

  3. Interessante que as construções, se é que podemos chamar assim, são feitas aleatoriamente e sem nenhum tipo de fiscalização. Ora! Se quando vamos construir uma casa em determinado terreno, precisamos de autorização da Prefeitura. Isso faz com que seja pago taxas, impostos, licença, etc.
    Feitos todos os tramites supracitados, precisamos ainda apresentar “Plantas”, projetos, CREA do Engenheiro responsável, entre outros. Desta forma, como pode se chegar em via pública e construir o que bem quer e entende? Fica difícil compreender e explicar.
    As Praças e calçadas de nossa Cidade, TAMBÉM estão entregues ao descaso. Onde já se viu um BAR tomar conta de uma Praça? Não é isso que acontece na PRAÇA PROXIMA A GUARDA MUNICIPAL? A PRAÇA DO MAUÉS, QUE SUMIU COM A CONSTRUÇÃO DE COMITE ELEITORAL, BAR E BOX (FARMACIAS, LANCHONETES, ETC). TUDO COM AUTORIZAÇÃO DO DONO DO COMITE.
    As Calçadas também. O que justifica a ocupação total da calçada por um bar, a exemplo do que acontece na BELA VISTA? Quem autorizou? Posso aumentar a garagem ou sala da minha casa utilizando esse espaço público? Ora! Se alguns foram autorizados com certeza tenho direito também.

    E o Ministério Público, qual a função? Só observar. E a OAB? Aqui na minha terra é assim POLÍTICO MANDA E DESMANDA e ninguém faz nada. ALIÁS, FAZ. NA EPÓCA DE CAMPANHA COLOCAM SUAS CAMISAS, VERDE, AMARELA OU VERMELHA e APLAUDEM os que ACABAM COM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE, que deveria ser chamada de VITÓRIA DA ESCULHAMBAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *