Triste, mas é verdade. FAINTVISA encerrou os cursos de Licenciatura de História e de Biologia.

A informação procede e vem de elemento ligado à direção. Culpa da FAINTVISA? Longe de nós assim pensarmos.

Sinal dos tempos: professor do ensino médio é tratado como babá de filhinhos de pais desequilibrados, ricos ou pobres. Não há disciplina, não há hierarquia, não há respeito nos lares. A criança e o adolescente chegam à escola e querem ser paparicados. Não obedecem nem respeitam aos mestres.Pior, tem a cobertura do papai e da mamãe. Evocam os Direitos da Criança e do Adolescente. Professor não tem direito, ele se fod….., vá para pqp. E o salário? Nem falar.

Bem, nestas condições quem ainda ousa ser professor?

Como pode a FAINTIVISA manter um curso sem aluno? Ela não é instituição de caridade. Precisa ganhar para se manter, regra primária do comércio e educação tem também seu lado comercial.

Mais uma vez, fico triste. Quando criamos a FAINTVISA, pensamos em uma escola de FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Por forças circunstanciais ela se afasta de seu objetivo primário.  As licenciaturas estão assinando seus atestados de óbitos e o único responsável é o governo, em todas suas esferas: municipal, estadual e federal.

Pedro Ferrer

5 pensou em “Triste, mas é verdade. FAINTVISA encerrou os cursos de Licenciatura de História e de Biologia.

  1. O momento é lamentável.Fico muito triste como professor que fui da entidade e também como vitoriense.Não existe transformação,mudança,crescimento pessoal e um mundo mais justo sem valorização do Professor.Agradeço ao meu Deus pelo dom recebido e também pelo prazer de ter feito parte da formação dos filhos de nossa terra.João Tavares.

  2. Embora seja uma profissão muito digníssima (professor), ninguém pensa em estudar anos pra ganhar miséria! Não é só de amor que se exerce uma profissão…
    Em relação a Lic. em Biologia, ainda tem um agravante pra FAINTVISA: a UFPE de Vitória oferece dezenas de vagas por ano com notas baixíssimas para entrar.

  3. Amigo Pdreo Ferrer concordo com vc quando afirmas que hou falta de investimento em educação e uma total falte de hierarquia, ordem e disciplina, no que tangem a ser as causas da crise que levaram a crise educacional brasileira, mas também é forçoso reconhecer que há um motivo, digamos, “endógeno” para tal fechamento dos cursos de licenciaturas…
    Veja que no Brasil “todo mundo sabe história”, “todo mundo é biólogo”… E por que isso? ora, o estudo histórico se resumiu a mera divagação das lutas de classe; ou seja: se “ensina” que nós somos fruto da mera junção/lutas/desequilíbrios/anseios de forças humanas…. tudo se explica por meio de interesses econômicos e financeiros… e se assim o é por que estudar algo tão óbvio? Tão simples (simplório) que no âmago do individuo pouo interesse desperta- esquece-se que a vida humana é um corolário de forças internas e externas- e se não existe abstração como levar reflexão? Veja que interessante amigo Pedro Ferrer toda a grandiosidade da Idade Média onde ”tudo surgiu” onde a matemática já dava passos gigantescos, onde o homem já observava astros, onde São Tomás de Aquino desenvolveu sua obra é considerada a “idade das Trevas”” Como, se tanta luz ainda nos vem daqueles tempos? Será que essa intriga com a verdade medieval é fruto da raiva justamente pelo que a idade média produziu de bom: Conhecimentos? Ora, se a luta é de classes, e nela a humanidade se desenvolve, como pode um vil e pobre cientista (lá já se tinha cientistas?sim!) estudar os astros, o pecado, a vida/morte (cuja primeira definição nos vem de lá), os estudos de navegações (lembrando que os chineses inventaram a bússola e o leme, assim como barcos com até sete mastros e medindo cento e trinta metros de comprimento, muito maiores que as naus de Colombo. O Genral EZheng He, o maior navegador da história da China, comandou sete expedições marítimas em um período de quase três décadas (1405-1433). Formadas por alguns dos maiores barcos do mundo da época e por uma tripulação que atingia quase trinta mil homens, as suas embarcações navegaram pela Ásia Marítima, o Índico e a costa oriental da África)?
    Caro Pedro Ferrer é no mínimo compreensível que se apenas a luta de classes nos norteasse tais estudos nunca lograriam êxito em serem iniciados, pois temas abstratos não poderiam simplesmente advir da externa luta de classes…
    Veja que como exemplo da Zheng He, o maior navegador da história da China, comandou sete expedições marítimas em um período de quase três décadas (1405-1433). Formadas por alguns dos maiores barcos do mundo da época e por uma tripulação que atingia quase trinta mil homens, as suas embarcações navegaram pela Ásia Marítima, o Índico e a costa oriental da África.
    educacional temos a máxima freiriana que nos diz que a educação é um “processo de conhecimento coletivo”…ora, se assim o é tem-se que a intuição íntima de cada ser humano nada simboliza! Faço essas divagações no intuito de dizer que se os cursos de história ou de licenciatura em geral fecham por que não atraem mais ninguém é porque se perdeu o encanto pelos mesmos… a luta de classes e seus desdobramentos teóricos destruíram a educação.
    E, se surgirem questões sobre o motivo do curso de biologia ser fechado e não despertar interesses? Ora, para que estudar a vida se até mesmo um ser humano em seu estado fetal é assassinado (abortado) no ventre materno sob a alegação de que “é mero/a expectativa de ser-humano. Se um amontoado de células de minhocas valem mais do que o ser humano embrionário como se pode dar valor ao estudo da vida?? Se muitos biólogos defendem que uma cobra, um cachorro, uma vaca, um gambá tem dignidade equivalente a nossa pra que estudar BIO-LOGIA?
    Há abstração nisso?
    Abraços!

  4. Por acaso alguém ainda quer ser professor? Uma classe desrespeitada por todos, mal remunerada, desprotegida que vive apanhando na cara de alunos, de pais de alunos e sempre não tem razão em nada? Sim, pois hoje aluno pode tudo, professor tem que ser babá, enfermeira e saco de pancadas. Minha filha com pouquíssimo tempo de serviço ganha mais do que eu com 20 anos na profissão. Infelizmente não se vive só de amor.

  5. Não só do governo, como da família. A sociedade hoje carece de bom senso e reina a hipocrisia.

    Temos vistos nos últimos dias, manifestos, protestos, badernarem, etc. A sociedade pede ÉTICA, MORAL e cumprimento das Leis.

    Pior que tudo é que a maioria no dia a dia não aplica nada do que cobra. É COMUM FURAR FILAS DE BANCOS, RESTAURANTES, ETC.
    TAMBÉM É COMUM OS PAIS NÃO DAREM A DEVIDA EDUCAÇÃO AOS FILHOS. BASTA IRMOS DE FRENTE A QUALQUER COLÉGIO PARTICULAR DAQUI DE NOSSA CIDADE PARA PERCEBERMOS AS IRREGULARIDADES. PAIS QUE ENTREGAM A SEUS FILHOS MOTOS, CARROS E CINQUENTINHAS, PARA QUE O MESMO SE DESLOQUE AO COLÉGIO, PAIS QUE TOMAM TODAS NA FRENTE DOS FILHOS, PAIS QUE MIMAM SEUS FILHOS E ACHAM QUE TODA SOCIEDADE DEVE FAZER O MESMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *