A CULPA REALMENTE CONDENA.

04

Foto: Portal da Prefeitura da Vitória

Quando criança gostava de acompanham minha mãe, Dona Anita, nas suas idas, semanalmente, à feira livre aqui em Vitória. A minha presença garantia sempre uma novidade, ou seja, um brinquedo ou um lanche diferenciado.

Certa vez, naqueles guardas volumes de antigamente, sem muita organização, mamãe sentiu falta de um dos pacotes que tinha deixado e mesmo sem que tivesse falado uma só palavra para o funcionário do mercado, o próprio apareceu com o embrulho dizendo que não sabia de quem era. Na mesma hora, Dona Anita, “malcriada” de nascença, sapecou a seguinte frase: “É meu senhor, A CULPA CONDENA”. Aquela frase, dita por mamãe, há quase quatro décadas até hoje permanece na minha memória.

imagesMuito bem, com a explosão das manifestações de ruas pelo país afora formada, na maioria delas por jovens esclarecido da nova classe média brasileira, tem provocado um grande alvoroço, não só em Brasília, mais também no núcleo dos governos estaduais e municipais.

Apesar de estar acompanhando atentamente os noticiários atinentes ao assunto, quer sejam na internet, TV ou jornais, não vi nenhum cartaz ou faixa que cobrasse por algum plebiscito ou referendo.

A maioria dos políticos de Brasília, vigaristas por natureza, juntamente com a mídia viciada,  que diga-se de passagem, também se alimenta da corrupção no País, estão conseguindo  impor, DE GUELA ABAIXO, um tema que não estava, em princípio, na pauta dos manifestantes.

606x341_229322_manifestaces-historicas-no-brasi

Para desviar o assunto, entre outros, da corrupção, da roubalheira com as obras para Copa de Mundo que foram  regidas por um diferente modelo de licitação pública, como também,  nos descasos com na SAÚDE e na EDUCAÇÃO, estão “inventando” que o problema do Brasil está concentrado na reforma política.

Ora!! Não estou dizendo aqui que não se deve mudar o sistema político nacional, muito pelo contrário, bastaria acabar com as chamadas COLIGAÇÕES PARTIDÁRIAS no período eleitoral para dirimir  mais da metade da esquizofrenia do sistema.

Pois bem, em nossa cidade, onde os jovens tem comparecido nas ruas, os porta-vozes do Prefeito, até porque, como bem disse o feirante Carlinhos da Verdura em uma audiência pública: “o prefeito só tem interesse em comparece a comício”, se apressaram logo para  colocar uma nota na rua dizendo que em abril de 1993 (segundo mandato de Elias como prefeito), pela Lei 2.459, de autoria do então Vereador Ozias Valentim, já tinha resolvido essa questão da meia passagem para os estudantes.

Pois bem, e porque essa Lei  não foi PRÁ VALER ?

Se observarmos bem o governo de Elias, em abril de 1993, estava apenas começando (1993/1996) e porque não se colocou a referida Lei em prática?

A nota ainda descaradamente, como se todos nós fossemos anencéfalos, diz: “Se a lei não tem sido cumprida ao pé da letra é preciso saber o porquê”.

Como podemos observar, Elias Lira, quando sentado na cadeira de Prefeito, segui a risca os ensinamento da famosa “Cartilha do Atraso”. Para desviar dos verdadeiros problemas existentes nos transporte públicos da cidade vem querer aparecer ressuscitando uma coisa que já NASCEU MORTA. Como diz o matuto: “quando acabar vem querer dá uma de BOZINHO.”

ozias-valentim-02

O amigo, atual Secretário de Governo e autor da referida Lei lá em 1993, Ozias Valentim, deveria volta lá na Rádio Vitória Fm, onde esteve meses atrás para encher os pulmões e falar: “Elias é um gestor LEGALISTA, OU SEJA, GOSTA DE TUDO DENTRO DA LEI.”

O amigo Ozias Valentim deveria voltar lá na rádio para dizer o contrário, pois se a Lei criada pelo próprio Ozias faz vinte anos que não vem sendo cumprida, inclusive nos governos comandado pelo próprio Elias, como é então que ele é um gestor LEGALISTA?

Como disse minha mãe: A CULPA CONDENA.

6 pensou em “A CULPA REALMENTE CONDENA.

  1. Engraçado Elias Lira é um legalista e a sobrinha dele é secretária de saude….
    Já deu em prego a varios familiares de ozias Valentim, aos tios e primos da Esposa de seu Joaquim!!!! Isso é a legalidade de ozias e Elias Lira?

    • Caro mateus, não respondo pelo senhor Elias Lira, mas, se tratando do senhor Ozias, cite 3 nomes de pessoas da família dele que trabalha na Prefeitura.

        • Sr. Mateus Lemos é realmente a esposa dele é funcionária da prefeitura, mas como o mesmo citou que ele empregou varias pessoas da família dele você se enganou, pois, a mesma quem colocou lá não foi o Sr. Ozias e sim ela foi a pedido do Sr. prefeito como todos os outros secretários estão por lá e antes de posta qualquer coisa procure saber mais sobre o assunto, pois, conheço toda família do Sr. Ozias e que eu conheça não têm ninguém da família dele trabalhando na prefeitura, exceto a sua esposa que foi chamada através do Sr. Elias Lira.

  2. Pessoal, não vamos desviar o foco… Esse é o problema dos comentários… A notícia apontada por Pilako acaba ficando em segundo plano. Voltando ao tema: não seria o caso de questionar oficialmente o motivo pelo qual não se cumpre? Por que não levar o caso ao Ministério Público? Estamos falando de um direito garantido por lei e que pode estar faltando fiscalização. Nós mesmos podemos cobrar a sua aplicação junto aos profissionais e empresas de transporte!!! Cada um fazendo sua parte, certamente os empresários e profissionais de transporte terão que cumprir… Não vejo apenas como uma questã da Prefeitura. Vejo que acabamos nos acomodando durante muito tempo e desconhecemos nossos direitos e deveres, ou mesmo as legislações do município. Será que estamos fazendo a nossa parte? Não tem sido um tanto quanto cômodo esperarmos que os governantes façam cumprir o que determina a lei? É preciso sair da zona de conforto e cada um buscar compreender melhor o seu papel diante da sociedade. Assim entendo. Trata-se de uma firte mudança de cultura que, certamente, teremos dificuldade de superar, mas não impossibilidade. Espero ter contribuído coma discussão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *