NOVA COLUNA: Olhar Fotográfico.

OLHARFOTOGRAFICO

Nessa formidável busca do “Eu”, me descobri fotógrafo. Algo que para mim começou como um hobby, mas tem se transformado a cada dia numa nova profissão.

Fotografar pessoas e lugares tem sido uma experiência formidável. Observar ao redor, ver o que todos vêem, enxergando e acentuando a beleza dos detalhes, com um olhar mais aguçado… Ver o que todos já observam, mas de forma diferente. Fazer do olhar uma obra de arte… Me descobri fotógrafo!

Nessa descoberta encontrei dificuldades: entender a teoria, as técnicas, os trejeitos, o que diferenciava uma boa fotografia daquelas habituais… Estudar foi preciso.

Muitos pensam que fotografar se resume a uma boa máquina, olhar para o visor, “apontar” e clicar. Talvez seja por isso que a nossa profissão é tão pouco valorizada aqui na região, principalmente em nossa querida Vitória. Muitos perguntam: “Que fotos lindas! Sua câmera é maravilhosa! Qual é? Vou comprar uma!” Como se fotografar se resumisse ao equipamento utilizado. Ledo engano. Claro que uma boa máquina ajuda muito, mas não chega a 50% do processo que envolve técnica, composição, foco, profundidade de campo, fotometria, criatividade e a edição da foto na pós-produção, etc.

Todos podem fazer uma boa fotografia? Claro que sim! Há técnicas que facilitam a busca de um bom resultado. Contudo toda regra há exceção, a criatividade está acima da técnica, se as duas andam juntas, é uma beleza! Quebrar as regras, também faz parte da busca de um bom resultado, claro, quando os “erros” são provocados de forma consciente e proposital.

Portanto, iniciamos nesta quinta-feira (27), uma coluna chamada “Olhar Fotográfico”, onde vou compartilhar com os amigos internautas do Blog do Pilako, histórias interessantes sobre esse universo, dicas e técnicas, o cotidiano dos meus Ensaios, e claro, muitas, muitas fotografias!

 Fique ligado e até próxima semana.

Arquiles Petrus
Fotógrafo e escritor

barra-foto

DSC_2555-crepusculoCrepúsculo do Sertão do Rio Grande do Norte. (clique na foto para ampliar)
Clicado na barragem da cidade Pau dos Ferros – RN, a 400 km de Natal.
23 de julho de 2013 – 17h35.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *