Prefeito Elias Lira: Não está nem aí para o problema do Trânsito.

Foto: Site da Prefeitura Municipal de VItória

Foto: Site da Prefeitura Municipal de VItória

Não é de hoje (24) que cobramos providências das autoridades locais com a relação ao ordenamento  do nosso trânsito. Todos nós sabemos que desde a primeira ação, no sentido da municipalização do trânsito, ainda  no início do primeiro mandato (2000),  efetuada pelo folclórico ex-prefeito José Aglailson, que a BAGUNÇA E ESCULHAMBAÇÃO em nossa cidade só fez aumentar.

Elias Lira em 2008, em plena campanha eleitoral, prometeu, caso ganhasse a parada, uma cidade BEM ADMINISTRADA. Ao sentar na cadeira de prefeito, mudou apenas algumas pessoas de lugar, ou seja, tirou os parentes de Aglailson e colocou os seus, mandou de volta para suas cidades os apadrinhados do imperador de vermelho e trouxe os seus, a exemplo de Barbosa, lá de Belo Jardim.

Administrativamente falando Elias deu continuidade à gestão do seu antecessor, somando-se assim, 12 (8+4) anos de BAGUNÇA E ESCULHAMBAÇÃO na Terra de Mariana Amália.

No início desta “nova” gestão, Elias Lira criou uma Secretária Executiva (AGTRAN), para cuidar exclusivamente desta matéria.

Sendo assim, na manhã de ontem (23), com quase cinco meses de atraso, os gestores executivos da referida pasta, apresentaram, na Praça Duque de Caxias sua estrutura para entrar na “guerra”.

Pois bem, sem querer entrar nos detalhes, queria de antemão, dizer que o amigo Hildebrando Lima é uma pessoa bem intencionada, tem boa condição técnica para gerir as atividades relacionado com o assunto. O que não tem, e praticamente todo secretariado de Elias, com exceção de Barbosa, é RESPEITO DO CHEFE.

Não se pode imaginar que Hildebrando, ou qualquer outro  homem na face da terra, possa dar um “FREI DE ARRUMAÇÃO” nesta bagunça do trânsito com uma estrutura franciscana, tal qual foi  disponibilizou pelo Prefeito no dia de ontem.

Com pouco mais de uma dúzia de agentes, três motos e um Fiat Uno, não dá nem para começar. Ora! Esta estrutura estaria adequada, no meu modesto entendimento, para uma cidade de porte de Glória do Goitá, ou mesmo Chã Grande, sem nenhum desmérito para as cidades citadas.

Ontem mesmo, já pudemos registrar uma série de irregularidades, praticamente todas já conhecias pela os “entendidos” da gestão, tais como:

Carroças transportando bancos de madeira pela contra-mão

transito6-23-04-13

Carro estacionado em cima de calçada

transito4-23-04-13

Transporte alternativo fazendo ponto de passageiros na Duque

transito5-23-04-13

Caminhões descarregando mercadorias no Largo da Duque

transito3-23-04-13

Carros e motos estacionados na rua José Joaquim da Silva

transito2-23-04-13

E agora o que é pior: enquanto o Prefeito Elias Lira discursava na Praça Duque de Caxias para um público CHAPA BRANCA, ou seja, praticamente todos funcionários da Prefeitura, dois carros estavam estacionados de maneira irregular em frente da Palácio Municipal, como também da sede da AGÊNCIA DE TRÂNSITO. Mesmo sabendo que devemos apoiar a iniciativa, imagino, que desta maneira que o  processo estar sendo conduzido, certamente,  será mais uma tentativa furada de solucionarmos este sério problema que INFERNIZA A VIDA de todos nós vitorienses.

transito1-23-04-13

18 pensou em “Prefeito Elias Lira: Não está nem aí para o problema do Trânsito.

  1. O problema não está somente na estrutura física dessa equipe meu caro Pilako, acredito que a maior dela seja a intelectual. Não sei que critério foi utilizado para a escolha dos agentes, mas a maioria deles estampam em seus semblantes despreparo e ansiedade para e pelo uso do “poder” que lhe são conferidos e a outra parte é conhecida de todos. O papel dessa equipe, diferente do que esperam os vitorienses não é organizar trânsito, pois como você mesmo citou a frota e o contingente é insuficiente para tal tarefa, mas arrecadar dinheiro para os cofres do município, e essa quantidade “dá e sobra!” E vamos nessa ser vítima da indústria da multa!!!

  2. Essa tal de AGTRAN está até o presente momento servindo apenas de cabide de empregos. Os assim chamados “agentes de trânsito” são supervisionados por alguém que não sabe ou não tem autonomia para trabalhar de forma eficiente na fiscalização do nosso trânsito. É comum vê-los na av. Mariana Amália concentrados em grupos de 3, ou até mais, papeando e com uma prancheta desenhando sabe-se lá o que. Enquanto isso, a poucos metros deles, qualquer cidadão pode presenciar inúmeras e mais absurdas irregularidades e desrespeito às Leis de Trânsito. Por que não houve concurso público para preenchimento desses cargos? Esses “agentes de trânsito” estão ainda em treinamento? Não entendo os motivos desta falta de transparência na atuação dessa AGTRAN. Não se consegue solucionar um problema desse tão complexo, como a bagunça do nosso trânsito, com firulas administrativas. Vamos deixar de lado esse fisiologismo conhecido como indústria da multa e lembrar que não há como aplicar a Lei sem punir mexendo no bolso do infrator. Vamos torcer para que a partir de hoje a coisa comece realmente a funcionar, e que não seja mais um tiro de festim de “Elialira”.

  3. desse jeito fica estampado q haja o q houver o blog do pilako 40 fica triste quando o super prefeito elias lira da shou de bola no q fazzzzzzzzzzzzzz

  4. O pior de tudo é que os “funcionários” da prefeitura são os primeiros a dar o mal exemplo. Hoje, por volta das 11 h uma viatura da Guarda Municipal estava estacionada em local proibido, com o pisca-alerta ligado. Tudo bem que os os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada…acontece que sabe pra onde o funcionário foi…? Tratar de assuntos particulares no Bradesco, saindo da agência com alguns extratos bancários na mão. Agora pergunto, será que os “agentes de trânsito” terão coragem de autuar os veículos da prefeitura??? É CLARO QUE NÃO!!! É por isso que a Constituição Federal dispõe que para exercer cargo ou emprego público é preciso concurso público. Um servidor concursado realizaria seu trabalho como manda a lei, tratando todos com igualdade sem medo de ser colocado pra fora. É preciso concurso público. Onde está o Ministério Público??????????????????? Não se pode exercer a função de agente de trânsito sem ser servidor estatutário. E nem venham falar que eles são celetistas (o que é permitido pelo CTB) porque não são. Esse contrato temporário que os municípios realizam são são regidos pela CLT. Também não é possível a remoção de funcionários públicos municipais de seus cargos de origem, para o exercício de funções inerentes a cargos distintos, sem a prévia aprovação em concurso público, já que constitui forma de provimento derivado , hoje vedada em nosso ordenamento em razão do art.37 II da CF/88.
    O Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive, editou a Súmula nº 685, rechaçando tal conduta: SÚMULA Nº 685: É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido. Eu pergunto, quem são essas pessoas apresentadas ontem como “agentes de trânsito”? O que eu desconfio é que eles estejam blefando…ou seja, deve ter um ou dois servidores da guarda municipal que ingressaram no último concurso e que serão os únicos a lavrar o auto de infração, juntamente com o Diretor da Agência que também teria competência para tal. Mas devemos ficar atentos e observar (identificar o auto de infração)… falo auto mesmo, não borrão, papel em branco, talão de jogo do bicho, etc…Porque não pode um funcionário contratado (que não tem competência para autuar) anotar a sua placa e repassar para um outro agente competente, seja do Detran, Bptran ou mesmo Agente do Municipio competênte que não presenciou a infração. Isso seria uma ilegalidade e os envolvidos devem ser denúnciados. Fiquemos de olho com nossos celulares na mão registrando tudo. Não quero que a desordem continue, AGÊNTES DE TRÂNSITO SÃO ESSENCIAIS SIM EM NOSSO MUNICÍPIO. Mas isso deve ocorrer com observância às regras constitucionais, ou seja, seu ingresso deverá ser mediante aprovação em concurso público, caso contrário, todo esse investimento, treinamento, roupas, tempos, dinheiro público serão gasto em vão, pois seus atos com toda certeza serão declarados nulo futuramente pelo judiciário. Acredito muito no Ministério Público, espero que a medida cabível já esteja sendo tomada. Não vamos resolver um problema (caos no trânsito) com um outro (desrespeito à constituição/ausência de consurso público).

  5. Primeiramente gostaria de deixar bem claro que não faço parte de partido algum e muito menos que estou defendendo lado A ou B.
    Acho uma total hipocrisia por parte do criador do Blog essas criticas em relação a nossa cidade. Para uma pessoa que fala no mesmo, que o centro de seu mundo é a sua cidade, age de forma contrária, como pode falar em um espaço virtual de tamanha credibilidade que ama a cidade mas simplesmente passa o dia postando comentários que envergonham todos os vitorienses, o fato do transito ser caótico, não apenas mostra o total despreparo do poder público mas também a total falta de interesse dos próprios moradores da cidade. O problema do trânsito é geral, não apenas em Vitória. Acredito que essa agência tem muito que melhorar, mas temos que entender que nada muda do dia para a noite, vai demorar muito tempo, mas muito tempo mesmo, para termos uma cidade bem organizada, sem animais nas ruas, com um cuidado com a nossa história, com uma fluidez no trânsito tranquila, e acima de tudo, com uma melhora na qualidade de vida.
    Vamos cuidar de nossa cidade e utilizar o meio de comunicação que mais cresce no mundo, a internet, para mostrar o que a cidade tem de melhor, não apenas postar criticas e sim fazendo com que nossa cidade seja vista pelo que tem de melhor, que somos nós!!!!!

    • Temos que que apontar os problemas para que eles sejam resolvidos, Pilako faz isso no Blog, tanto que quando um problema é resolvido ele Aplaude e agradece, agora tu fica falando um monte de asneira ai né!

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk asneira fala você, que deve fazer parte desse grupo que ilude os menos informados com essa conversa fiada de que ama vitória, ai quando chega alguém que mostra que realmente não é assim é chamado de asno.

        • Quando se ama, se quer o melhor, e só se consegui o melhor para vitória consertando os problemas e não escondendo eles e só mostrar o que tem de bom, e ainda o asno sou eu!!! “tu é amarelo do beiço roxo, confessa”

          • Continua sendo você, que não leu o início do meu comentário. Não falei que temos que esconder a verdade, falei apenas uma crítica ao Blog por apenas mostrar esse lado da verdade, o lado da bagunça, mas como sei que você está do lado de que desmoraliza as pessoas é de se esperar tamanha hipocrisia. Um abraço!

  6. FALO O QUE SINTO E QUE PENSO NÃO DEPENDO DE POLÍTICA NEM DE POLÍTICOS,DEPENDO DO MEU TRABALHO EM UM SIMPLES TÁXIS LEVANDO E TRAZENDO PESSOAS DE TODOS NÍVEL SOCIAL,O QUE FOI FEITO NÃO FOI NENHUM FAVOR E SIM OBRIGAÇÃO DE UM GESTOR PUBLICO SE FAZ FALAM SE NÃO FAZ CRITICAM VAMOS DAR UM TEMPO E VER NO QUE VAI DAR,POR QUE VOU SER O PRIMEIRO A FAZER UM MOVIMENTO NESTA CIDADE,TODA AÇÃO CRIA UMA SITUAÇÃO DE BOM E DE RUIM ESTOU DE OLHO E ESPERO MUITA GENTE ESTEJAM ASSIM COMO EU VOU ESPERA 15 (QUINZE ) DIAS E AI MEU MANIFESTO OK.

  7. Alguns comentários aqui são verdadeiras “perólas”.

    Como dizer que um jornalista não “ama” sua Cidade por mostrar as mazelas”. Ora! esse é o papel do verdadeiro jornalista, não acha?

    Outro comentário: “não só o trânsito daqui é ruim, isso acontece em todos os lugares”. De fato, o trânsito em nosso país é caótico. Mas isso justifica a não organização do trânsito em nossa Cidade? Se for pra continuar ruim, pra que esse aparato?

    Como foram contratados? Quem são? Por que não disciplinam o trânsito na Duque de Caxias?

    Como bem falou um internauta, é visível “que alguns despreparados estão sedentos para demonstrar “poder”.

    O problema do transito de nossa Cidade ou em qualquer outra, não se resume apenas a agentes nas ruas, em número reduzido diga-se de passagem, mais em ações que realmente venha concretizar a melhoria do trânsito.

    Como funciona o transporte alternativo aqui em nossa CIDADE? QUAL O HORÁRIO? QUAIS AS VIAS QUE LEVAM? POR QUE TODOS OS ONIBUS (VERDADEIRA LATA-VELHA) SAEM TODOS NO MESMO HORÁRIO?

    ONDE ESTÃO AS PARADAS DE ONIBUS EM NOSSA CIDADE? TEM COBERTURA? EXISTE HORÁRIOS PADRÃO?

    OS RETORNOS, MÃO E CONTRA-MÃO E AS PLACAS DE PROIBIDO VIRA A ESQUERDA, DIREITA, SIGA EM FRENTE, QUE AS COLOCOU? SABIA QUE EXISTE NORMAS?

    VOCE JA NOTOU QUE AQUI EM NOSSA CIDADE SE VOCE “ERRAR” UM RETORNO OU UMA PASSAGEM SO TEM DUAS ALTERNATIVAS: OU COMETER UM INFRAÇÃO DE TRâNSITO OU COMEÇAR DO “ZERO” E RETORNAR POR QUILOMETROS?

    IMAGINE VOCE EMBAIXO DO VIADUTO DONA BELINHA E QUERENDO IR PARA O SANTANDER? NOTOU O PROBLEMA? SERÁ QUE NOSSOS AGENTES DE TRANSITO NÃO CONHECEM O “SINAL DE DOIS TEMPOS?

    E A CALÇADA DO PRONTO SOCORRO DA VITÓRIA? POR QUE VIROU ESTACIONAMENTO? JÁ NOTOU QUE O PEDRESTES TEM QUE DESCER A CALÇADA? NÃO EXISTE UMA (TODA MELO VERÇOSA) QUE É PERMITIDO ESTACIONAR? POR QUAL MOTIVO É PERMITIDO?

    QUANDO FOI ABERTA UMA VIA ALTERNATIVA EM NOSSA CIDADE? AO REVÉS, A VIA QUE EXISTIA NA MATRIZ QUE LIGAVA UMA RUA A OUTRA DESAPARECEU COM A JUNÇAO DAS PRAÇAS ALI EXISTENTE.

    NA FACOL O QUE JUSTIFICA A RUA QUE VIROU “PRAÇA”? EXISTE ISSO NA ESTÁCIO, CATÓLICA E OUTRAS FACULDADES DO RECIFE?

    ACORDA VITÓRIA.

  8. Pingback: AGTRAN: Os 100 dias de atuação nas ruas da Vitória. | Blog do Pilako

  9. Pingback: Um ano de AGTRAN na rua: A BAGUNÇA E A ESCULHAMBAÇÃO CONTINUAM. | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *