Internauta questiona a Prefeitura

Recebemos do internauta Antônio Maciel uma comentário relacionado à Praça da Matriz. Vale a pena ler:

Pilako,

Há dias escrevi o comentário abaixo, esperando a oportunidade para divulgá-lo e, aproveitando o assunto “Praça da Matriz”, peço a sua publicação.

Praça para quê?

Aproveitando esse espaço que democraticamente nos é oferecido para opiniões, sugestões ou simplesmente críticas e/ou elogios, faço a seguinte reflexão:

Já não bastando as ruas no entorno da Praça da Matriz vergonhosamente privatizadas, ilegal e moralmente ocupadas por mesas e cadeiras, “obrigando” os frequentadores ou simplesmente, apenas transeuntes a irem para o asfalto, faço as seguintes considerações: Sendo ultimamente um assíduo usuário da Praça da Matriz, onde tenho feito com certa regularidade necessária caminhadas, tenho percebido algumas dificuldades e agruras, que com certeza não são apenas minhas. Primeiramente, por questão de justiça, parabenizo a atual gestão pela importante e necessária, porém, atrasada reforma da citada Praça.

Reflito: Quando do projeto da reforma, penso ter sido incluída deliberada e necessariamente pelos autores, sejam eles arquitetos ou engenheiros, uma pista ou área “exclusiva” para a prática de atividades físicas e/ou de lazer. Porém, como realizar caminhadas ou corridas se o espaço reservado para tal está quase sempre ocupado por pessoas que estão bebendo ou simplesmente lanchando (Sem deixar de notar a sujeira que deixam). Se a finalidade da Praça é dotar o bairro de um espaço para a prática de atividades saudáveis, como fazê-lo se ao lado desses “atletas”, ou simplesmente as pessoas que ela frequentam, estão os veículos emitindo fumaça ou fuligem (pura poluição) e, como sempre acontece em virtude do espaço ideal está indevidamente ocupado, esses atletas passam a correr no asfalto, correndo (olha o trocadilho) o risco de serem atropelados. E para aqueles que apenas caminham na própria praça, como fazê-lo saudavelmente se ao passar pelos “carrinhos” dos comerciantes, recebem generosas baforadas de fumaça sabor milho assado ou espetinho de churrasco. Não é verdade? Outra situação a ser notada, é o fato que os limites da praça ( ou meio fio) são de faixa amarela, onde se entende que é proibido o estacionamento de veículos. Mas, muitas vezes se percebe que alguns motoristas “trintões ou quarentões”, ainda se sentindo na adolescência, param seus carros, ligam seus potentes equipamentos de som, abrem as portas ao lado do meio-fio ocupando parte da faixa por onde os “atletas” passam… Ora, como podemos nos exercitar, praticar nossas atividades físicas, nossas caminhadas, corridinhas ou mesmo dar umas pedaladas, se por um lado a calçada ou a área própria ideal está indevidamente obstruída ou o asfalto não oferece segurança para tal? Porque não, a partir de determinado horário, com a devida fiscalização, não se fechar ou se obstruir as ruas no entorno da praça que dão acesso a ela para a passagem de veículos automotores, permitindo-se passagem apenas aos moradores devidamente cadastrados, porém, para o estacionamento nas suas garagens. Porque não estipular um horário – exemplo: das 17h00 às 23h00 de segunda à sexta feira; das 17h00 às 01 da madrugada aos sábados e das 17h00 às 22h00 aos domingos para a interdição ou bloqueio dos acessos à praça (apenas sugestão).

Gostaria da análise e reflexão daqueles que independente e sabidamente sempre tem algo a dizer.

Um abraço.

Antônio Maciel

5 pensou em “Internauta questiona a Prefeitura

  1. MUITO BOM O COMENTÁRIO E AS SUGESTÕES, MAS FALTOU
    LEMBRAR DOS CICLISTAS IMPRUDENTES QUE PEDALAM NO
    INTERIOR DA PRAÇA, PODENDO CAUSAR UM ATROPELAMENTO.

    ESTAMOS DE OLHO

  2. MEU CARO

    CONCORDO COM VOCÊ EM GÊNERO, NÚMERO, PORÉM NÃO EM GRAU,POIS PENSO QUE A SOLUÇÃO JÁ ESTÁ PRONTA E ESTÁ NAS LEIS, ORA ENTÃO VEJAMOS, SE AO REDOR DA PRAÇA O MEIO FIO É DA COR AMARELA E SE QUANDO É DA COR AMARELA NÃO SE PODE ESTACIONAR, É SIMPLES, OS FISCAIS DA NOSSA RECÉM IMPLANTADA GUARDA MUNICIPAL DE TRANSITO QUE FAÇA SEU PAPEL E MULTE TODOS OS INFRATORES, ATÉ MESMO GUINCHANDO OS CARROS QUE PERSISTIREM NO ERRO.
    QUANTO AOS AMBULANTES, NOSSO PREFEITO FEZ UMA COISA MUITO BOA, RETIRANDO-OS DAS CALÇADAS DO CENTRO DA CIDADE, ORA, POR QUE NÃO TIRÁ-LOS TAMBÉM DA PRAÇA? OU ENTÃO OBRIGÁ-LOS A FICAR VOLTADOS PARA A PARTE DE DENTRO DA PRAÇA.
    ENFIM, SUA RECLAMAÇÃO É DE TODOS NÓS E O QUE FALTA É APENAS VONTADE POLÍTICA PARA QUE SE RESOLVA O PROBLEMA…..
    PARABÉNS PELA MANIFESTAÇÃO E VAMOS NOS INCONFORMAR MAIS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA EM NOSSA CIDADE…..

  3. Pingback: Internauta comenta texto de Antonio Maciel | Blog do Pilako

  4. Prezado André,
    Mais do que falta de vontade política, o que falta mesmo é coragem, compromisso com a ética e com os incautos que os elegeram. Faltam virtudes, que em tese, deveriam nortear aqueles que tem a responsabilidade de administrar cidades, estados ou países. Vitória de Santo Antão é riquíssima em história, patrimônio humano e material, porém, é paupérrima em políticos e gestores públicos.
    Salve Vitória! Salve todos nós…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *