Um passeio histórico disponível gratuitamente no centro da Vitória.

Desde a chegada do português Diogo de Braga pelas bandas de cá, em 1626, que essas terras nunca mais foram as mesmas. Conta os livros da nossa história que o processo de crescimento do lugar foi constante.

Após a visita do Imperador em nossa cidade em dezembro de 1859, as coisa tomaram um novo impulso e nosso lugar ganhou status de “cidade grande”.

Apenas para se ter uma ideia do que estou dizendo, o Cemitério da cidade, o São Sebastião foi construído só em 1875.

Pois bem, foi também só nas últimas décadas do século 19 que a nossa cidade viveu a sua maior transformação sócio-econômica, digo assim, pois, com a chegada da ESTRADA DE FERRO nossa cidade de fato passaria pela sua maior transformação no menor espaço de tempo já registrado em sua história.

Isto posto, convido a todos os vitorienses, sobretudo aqueles que no passado, assim como eu teve a oportunidade de passar por baixo do túnel da Rui Barbosa dentro de um  trem, ou até mesmo caminhando, para levar seus filhos e netos para um passeio por baixo do túnel e porque não dizer também, por dentro da história da cidade.

Sendo assim, fica a dica para os vitorienses que se identificam com a história da cidade para  aproveitar o momento em que o local está transitável para reviver momentos inesquecíveis vividos em nosso torrão.


tunel3
tunel1

tunel2

tunel4

 

 

4 pensou em “Um passeio histórico disponível gratuitamente no centro da Vitória.

  1. Amigo.
    Voce deveria terr elogiado es autoridades, pelo zelo com o patrimonio historico de nossa cidade, muito conservado e limpo. Com um pouco verba e um pouco de amor a nossa terra, teriamos um visual bem agradavel, mas fazer o que, este tipo de obra não rende votos.

  2. Realmente o abandono é total,mas torna-se impossível fazer esse percurso pela linha férrea,pois um não cuida do túnel que restou da linha, que hoje está cheia de casarões.

    • Realmente são muito arranhas ceús,no lugar das linhas férreas,graças ao bom ex-prefeito José Aglaison, q deu aos seu eleitores os terrenos,daquela localidade…mandando arrancar os trilhos,o q seria daqueles pobrinhos q ñ tinham um teto para morrar,né verdade…..

      • É verdade, Katia. Essa prática de ceder terrenos e também de fechar os olhos para invasões de áreas públicas em troca de votos e de apoio político faz parte do modus operandi das raposas que tem desgovernado Vitória nos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *