Viva o nosso Padroeiro Santo Antão

proci (5)

Aconteceu na tarde de ontem (17), feriado municipal, a procissão do Padroeiro da cidade, o Glorioso Santo Antão. Na ocasião, uma grande quantidade de fiés acompanhou o cortejo pelas principais ruas da cidade.

A programação religiosa foi encerrada com uma celebração no calçadão da Igreja.  Além da tradicional queima de fogos a festa ainda contou com apresentações culturais, Shows artísticos  e a criançada aproveitou  o Parque de Diversão instalado no entorno da praça para brincar.

 


No vídeo o momento em que o carro, com a imagem de Santo Antão, faz a arriscada manobra da  descida do calçadão.

Esta entrada foi publicada em Editorial. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Viva o nosso Padroeiro Santo Antão

  1. manoel carlos disse:

    em outras tradições o porquinho representa o demônio que o próprio Antão com sua vida SAnta destruiu, pisou, e tanto incomodou.
    Mas trazendo para nosso dias a vida santo antão agente se pergunta:
    quem realmente é devoto de Santo Antão em nossa terra das Tabocas?
    se se for nas casas praticamente nunca se verá uma imagem do Santo; quase ninguém conhece sua história; e se formos para os exemplos de vida que devem ser seguidos…. paciência….
    Um Santo que viveu no silêncio e na renuncia, desprovido de luxos, de riquezas, em mortificação constante… hoje nas suas “festas” é homenageado com barracas de bebidas do ECC, com Missas onde tem as famigeradas danças “litúrgicas” (tão condenadas pela tradição e pelos Santos Padres, missas onde se bate pamas, se apludem os padres e bispos como se oas mesmos fossem “estrelas”…. e que destroem os silencio qu Antão sempre amou!!!
    Tristeza….
    E quando se vai a Procissão aqui em nossa terrinha o andor fica em cima de um carro!!!! isso mesmo um carro… pode?
    Amigo Antão era um católico ligados a Igreja Melquita (em comunhão com Roma) e o próprio culto dele deveria ser um ato de respeito tambem a sua condição de catolico melquita.
    Enfim, Santo Antão é como dizem os ortodoxos em relação a São Jorge: um Megamartir, a forma como se “cultua’ a sua memória é reflexo da crise por que passa a nossa SAnta Igreja!
    Abraços e que Santo Antão nos ensine o caminho do silêncio, da oração,da mortificação e do amor a DEus!

  2. JORDANIA disse:

    DE IGUAL VISÃO RELATIVO A TRADIÇÃO DA LITURGIA NAS IGREJAS, COMENTADA PELO MANOEL CARLOS; SEMPRE FUI ADMIRADOR DESDE CRIANÇA DO VERDADEIRO RITUAL CERIMONIAL DA IGREJA CATÓLICA. HOJE CONFUNDEM O RECINTO, INTERNO OU EXTERNO, PARA SE CULTUAR A DEUS, COM UM ANFITEATRO CIRCENSE.

  3. JORDANIA disse:

    LEMBRANDO QUE AS ATUAIS PRÁTICAS É OBSERVADO APENAS NOS PAISES DA AMÉRICA DO SUL E CENTRAL .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>