Alcatraz

alcatraz 001

alcatraz 005Quem não conhece esta famosa prisão americana de alta segurança que serviu de inspiração a famosos e vibrantes livros e filmes policiais?

Alcatraz é um rochedo (ilha) dentro da baia de São Francisco, na Califórnia. Fica a 10 minutos, de barco, da importante cidade que leva o nome da baia. A ilha foi comprada ao governo mexicano, no ano de 1847. Ela foi usada para diversos fins, primeiramente foi uma fortaleza militar, passando no ano de 1859 a ser utilizada como prisão militar. Nessa ocasião serviu para aprisionar os soldados desertores, traidores e delatores durante a Guerra de Secessão (guerra ocorrida nos Estados Unidos, nortistas\sulistas). Durante a Primeira Guerra (1914\1918) serviu de prisão para os cidadãos que se negavam a ir combater na Europa. Na década de trinta, período da grande recessão no país, foi comprada pelo Ministério da Justiça ao Ministério da Guerra e transformada em penitenciária federal de alta segurança. Em 1963 ela encerrou sua atividade e hoje é uma das atrações turísticas de São Francisco, se não a mais importante, a mais visitada. Entre os 1545 prisioneiros que por ela passaram, o mais famoso foi Al Capone, chefe mafioso sonegador de impostos e responsável por inúmeras vítimas. Durante seu funcionamento houve apenas 14 tentativas de fuga, quase todas fracassadas.

Suas principais edificações e instalações permanecem bem conservadas: setores de administração e de guardas, refeitório, cozinha, biblioteca, teatro, celas, solitárias e pátio de recreação. Durante a visita escutamos depoimentos de ex-presidiários que elogiam a organização e a boa alimentação de Alcatraz enquanto prisão.

 Pedro Ferrer

alcatraz 006 alcatraz 007

 

2 pensou em “Alcatraz

  1. Vários Filmes que foram inspirados por esta prisão eu cheguei a assistir e gostei de todos, e a pouco foi lançado um Seriado Americano Sobre esta prisão titulado nada mais nada menos como “ALCATRAZ”, claro que o seriado não é baseado em histórias reais, mais conta um pouco da História desta Prisão, Existem alguns fatos no seriado que foi extraído de reais acontecimentos, “muito bom por sinal”, estero a Segunda temporado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *