Seu Lula, o Rei do Baião, em Vitoria de Santo Antão.

Teatro Iracema lotado para a apresentação de Luiz Gonzaga

Se o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, estivesse ainda no mundo dos vivos, estaria hoje (13) completando 100 anos. A contribuição que Seu LULA, através das suas músicas e de seu jeito de ser,  deu para o Brasil, e principalmente para o Nordeste, são incontestáveis.

Para os retirantes da seca que moravam na Região Sul, com sua musicalidade, carregada de simbolismo, ele abrandava à  dor da saudade. Para os nordestino que não embarcaram no pau de arara, seguia resistindo bravamente as dificuldades locais, ele atuava como porta voz desse  povo sofrido junto as autoridades nacionais, cobrando providências.

Em nossa cidade Luiz Gonzaga cantou: “aqui vou deixar meu coração, adeus Vitoria de Santo Antão”.

Certa vez, lá pelo final da década de 1960, Luiz Gonzaga foi contratado por seu Luiz Boaventura, também conhecido na cidade como Seu Lula do Cinema, para fazer uma apresentação no extinto Cinema e Teatro Iracema, Luiz Gonzaga chegou mais cedo para  o espetáculo e foi direto à  casa do contratante.

Como bom sertanejo, bateu palmas na porta. Quando apareceu uma criança (Tércio Andrade).

Disse Luis Gonzaga:

-Seu Lula está?

– Está – disse o pequeno Tércio.

– Então menino, diga a Seu Lula, que o LULA chegou.

Acabou almoçando na casa de seu Luiz Boaventura e mais tarde realizou a programada apresentação no Teatro Iracema.

Luiz Gonzaga e Luiz BoaVentura no Iracema – Foto: Acervo pessoal de Daniel Andrade

Era costume também de Luiz Gonzaga, quando de passagem por Vitória, parar no extinto Posto Esso Pitú, mais conhecido por Posto de Sitonho, para tomar uma “lapada” de cana.

Viva Luis Gonzaga, o nosso, eterno, Rei do Baião.

2 pensou em “Seu Lula, o Rei do Baião, em Vitoria de Santo Antão.

  1. tive o prazer de diversas vezes quando pequeno ir perto do velho lua quando parava no posto de sitonho para tomar uma lapada e comer a famosa macaxeira com bode em sua belina cheia de adesivos fumo dubom,pena que naquele tempo não existia celular para registrar.parabéns lula!

  2. Ao ver essa foto, dos Lulas Gonzaga e Boaventura, recordo-me das matines do Iracema e das festas de junina no AVA, quem viveu lembra
    Parabéns , Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *