O dia em que Vitória aderiu à República

Hoje é um dia histórico para nossa cidade. Hoje, 21 de novembro, está completando 123  anos que Vitória aderiu à República. Revirando meus arquivos encontrei esse fato marcante, ocorrido em nossa cidade no ano de 1889, que os  compartilharei com todos:

A adesão oficial da Cidade da Vitória à República – É bem curiosa e interessante a nossa história.

Rebuscando as arquivos das Repartições públicas se poderia levantar da poeira dos séculos, desses livros de páginas bolorentas e estragadas pela traça, um verdadeiro monumento ao passado honroso de nossa terra.

Ainda não se cuidou seriamente do assunto. É preciso restaurar as fontes históricas antes que elas desapareçam pela ação inclemente do tempo.

Do contrário, jamais poderíamos transmitir às gerações futuras as lições sublimes que nos deixaram os nossos antepassados, as mais belas tradições da terra das Tabocas.

* * *

Encontramos, há pouco, um documento valiosíssimo: a ata da sessão em que a Câmara Municipal de 1889 aderia oficialmente à República.

É de autoria do então Secretário José d`Oliveira Maciel Rego Barros, o fundador do <O Lidador>, que em várias legislaturas exerceu esse cargo.

Preferimos transcrever esse documento na íntegra, para que nada perca no seu sabor. Ei-lo:

Cap. Antônio de Melo Verçosa

“A uma hora da tarde do dia 21 de novembro de 1889, presentes neste Paço o Sr. Presidente (Capm. Melo Verçosa) e os Srs. Vereadores Marcelino José de Almeida Lisbôa, Manoel Lidio Alvares dos Prazeres, José Henrique de Sousa, Herculano de Barros Lima, Cristovão de Holanda Cavalcanti Albuquerque, Manoel José da Costa e Francisco de Gouveia Queirós, havendo número legal, foi aberta a sessão.

Lida a ata da sessão anterior foi a mesma aprovada.

O Sr. Presidente declarou então que havia convocado extraordinariamente esta Câmara, para tomar conhecido de um ofício recebido ontem do Exmo. Snr. Governador do Estado de Pernambuco, cujo ofício ia mandar ler pelo Secretário desta Câmara, para ela resolver se iria ou não aderir ao novo governo deste Estado.

Lido dito ofício foi ele ouvido com religiosa atenção e aplaudido não só pela Câmara como também por todos os cidadões presentes.

A Câmara por unanimidade resolveu aderir ao Governo Republicano, e neste sentido oficiou ao Exmo. Snr. Governador do Estado de Pernambuco.

Ao declarar o Snr. Presidente o ato da Câmara, foram levantados muitos vivas, vivas que foram correspondidos com frenezí e acompanhados pela música ao som da Marselheza.

Foi lido o oficio datado de 21 do corrente mês, do Snr. tenente coronel João de Sá Cavalcanti Lins comunicando haver em data de hoje assumindo o exercício do cargo de Delegado desta Comarca. Ficou a Câmara ciente.

Deliberou a Câmara, digo o Presidente conceder a palavra aos Snr. Vereadores que quisessem, assim como os seus empregados. Então o Sr. tenente coronel Severino Vilarim usando da palavra em um pequeno, porem belo discurso, declarou também associar-se ao prazer e ao jubilo desta Câmara e do povo brasileiro, e em seguida o Snr. Vereador Manoel Lidio Alvares dos Prazeres abundou nas mesmas considerações, assim como o Sr. Queiroz.

Também usaram da palavra os Ilmos. Srs. Dr. Juiz de Direito desta Comarca, o Dr. Antonio da Rocha Holanda Cavalcanti, o tenente-coronel João de Sá Cavalcanti Lins, os quais foram freneticamente aplaudidos, tocando a música ainda a Marselheza.

Estavam presentes a essa sessão as autoridades judiciárias e seus respectivos escrivães, assim como grande número de cidadãos qualificados e a música <14 de agosto>, assim como o Delegado efetivo e seu Escrivão.

E nada mais havendo a tratar foi levantada a sessão, tendo antes o secretário desta Câmara, usado da palavra e patenteado que em seu nome e em nome de seus colegas empregados desta Câmara aderiam ao novo Governo Republicano. E para constar etc.” Seguem-se as assinaturas dos nove Vereadores e de mais cincoeta pessoas presentes.

(REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO, Volume 7º – 1977 – pág. 47 a 49).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *