O inconsciente do “40” é 55

Apenas agora, duas semanas depois das eleições me encontro confortável para comentar sobre dois pontos no mínimo interessantes durante a campanha eleitoral do PSD em nossa cidade. Você pode está se perguntando, onde vamos dialogar psicologia neste tema? Propositalmente ou não a equipe de campanha do candidato reeleito delineou inconscientemente ou mesmo cônscia de toda a situação o pleito eleitoral de seu candidato.

O primeiro ponto que destaco é o “inconsciente dos opositores” materializado, ou seja, um personagem que surge do nada e apresenta tudo. Com imagem de um homem de “meia idade”, os cabelos grisalhos, a voz forte, o olhar fixo e a certeza que fala a verdade com provas concretas apresentando a certeza e a perfeição, ele é o inconsciente dos indecisos, opositores e por que não dos “40”. Aquele homem do guia disse isso, aquele homem falou aquilo… Quem é aquele homem que disse? Quem é aquele homem que falou? Ele vota onde? Ele dorme onde? Ele é pai ou padrinho de quem? Ele esteve nas carreatas? “Nenhuma dessas perguntas tem respostas, pois ele é o inconsciente materializado”. Ele diz e sai, ele cobra, fala com você sem você falar com ele, ele tem a idade da sabedoria e as perguntas sem respostas.

Outra pergunta que aparentemente parece não ter resposta é aquela atitude que se deu início na manhã do domingo depois da visita do governador do estado em nossa cidade. Os conhecidos “amarelinhos” deram um bom dia interessantíssimo, quando aos quatro cantos da cidade gritavam: “acabouuu, o vermelho acabouuu…” Mais uma vez surpreendendo nosso inconsciente. Metaforicamente falando seria “alguém”, talvez o homem do guia, confirmando desta vez na rua, mais uma verdade, mais uma certeza. Está sendo dito, aclamado aos quatro cantos, está sendo exposto em voz alta que “acabouuu”, mesmo depois do governador as coisas não andam, acabou. Vou dar um exemplo: Você está para contratar um plano de saúde para sua família, mas em praça publica está sendo dito: “acabou… esse plano de saúde acabouu… acabouuu, acabouu, o representante do plano de saúde argumenta contra, mas alguns contratos são anulados, afinal “alguém” diz que acabou. Você pode estar se programando para tomar banho de mar, mas começa a ser dito que a praia de Boa Viagem “acabouuu, a praia acabouuu, acabouu”, você até vê a praia, mas escuta, água.

Consciente, parabenizo a vitória do prefeito reeleito e dos nossos representantes na Casa Diogo de Braga.

Até próxima semana

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

7 pensou em “O inconsciente do “40” é 55

  1. Gente como Cleiton Nascimento traz coisas tão proxima e ao mesmo tempo distante. acredita que li duas vezes para realmente compeender? E tem uma lógica surpreendemte.

  2. veja bem eu nao entendi direito quando começa a falar do homem de cabelos grisalhos eu acho que precisava explicar quem era ele. Eu via o guia sei do que estão falando mas faltou deixar mais detalhado. agora fico pensando será qie eles mesmo sabiam que poderia esta passando ista mensagem. misterio em. hahahah

  3. Vanessa, mil desculpas pela demora. Relendo observei o mesmo, o texto precisaria ficar mais claro, mas fico feliz em saber das reflexões com relação ao tema.

  4. Como cada pessoa tem olhares tão diferente de uma situação. sabe o que foi aquele “acabouuuu, o vermelho acabouuuuuuu” é que realmente acabou, depois do que aconteceu nesta eleição onde tem espaço para vermalho? agora quando uma coisa é dita repetidamente ela toma interpretações diferentes. E o senhor de cabelos grisalhos é Aderbal, locutor esportivo ele seria o inconsciente do 55. realmente quem não escutaria um senhor de cabelos grisalhos? e mais ele é 55 como alma, Cleiton quiz dizer que Pierre é 55 mas tem seus motivos, Bia da Tapioca tem seus motivos, Paulo Roberto tem seus motivos então não vale, o que vale é o senhor sem nome e sem história ( o inconsciente falando que o 55 era melhor). Grande sacada essa!!!!!!!!!!!!!!

  5. Desde do início da transmissão que percebi essa ‘manipulação’. E assim é até o dia de hoje.
    Claro que atualmente longe dos guias e campanha (direta), mas, indiretamente esse inconsciente de “BOM CIDADÃO” é repassado todos os dias.

    Quem é que tem a falar de um homem da “classe média”, (assim taxado), pai de família, que frequenta as “SANTAS MISSAS” celebrada por ninguém menos, queo “SANTÍSSIMO PADRE RENATO”.

    Um homem tão “SIMPLES” que sempre fica na PORTA DA IGREJA ( não para se exibir) mas para mostrar a população que é um homem “HUMILDE”.

    Quem tem a falar de um homem que acompanha PROCISSÕES e MANDA ORAÇÕES E AFAGOS ao TERÇO DO HOMENS? QUEM?

    Quem tem a falar de um homem BONDOSO, JUSTO, CARINHOSO, HONESTO, TRABALHADOR, ETC? Quem?

    Quem tem a falar de um homem assim?

    Claro que esse homem que falo não tem capacidade pra pensar desse jeito, aliás, nem pensa ou melhor até pensa, mas em seu bem-estar. Fez uma campanha com bons marketeiros. Arrumou um praça, fez inaugurações, foi abençoado pelo SANTO PADRE DA CIDADE, que nada QUIS EM TROCA…(HILÁRIO).

    Esse homem não leu (isso é certeza) mas com certeza alguém próximo deve ter lido o LIVRO DE MAQUIAVEL. Faça tudo de ruim de uma vez só (3 anos) e as coisas boas faça aos pouco, pois, o povo se esquece das coisas ruins e lembrarão só das “BOAS”.

    Assim fez, num trabalho que manipulou uma massa de pessoas sem rumo (algumas até tinham) que ecoou em uma só voz: SANTO AMARELINHO. O HOMEM BONDOSO, que só não fez BOAS COISAS antes, pelo fato da prefeitura não ter DINHEIRO. SANTO HOMEM QUE DISTRIBUI PÃO E SOPA ao povo tão sofrido.

    QUE HOMEM BOM, QUE HOMEM TÃO INTELIGENTE, QUE HOMEM TÃO PURO…

    A eleição passou, A SOPA ACABOU, O AMOR APAGOU, A PASSEATA ESFRIOU E AGORA JOSÉ? OU SERIA E AGORA POVO? ESTAMOS DE NOVO SEM PREFEITO.

    Porém, não tem problema, daqui a quatro anos, talvez em dois, epóca de ELEIÇÃO para DEPUTADOS, GOVERNADORES E PREFEITOS, esse BOM HOMEM NOVAMENTE APAREÇA, com SEU OLHAR SANTO, APADRINHANDO E SENDO APADRINHADOS POR OS SANTOS DE nosso Município, levando ao povo mais uma vez SOPA E PAO.

    Mamãe eu quero ser prefeito…..

    Uma coisa ninguém pode negar a Globo, Record, SBT e Band estão perdendo um bom ator….INTERPRETA QUE É UMA BELEZA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *