Turismo Em Vitória De Santo Antão

Foto: Divulgação

Atualmente presenciamos vários empreendimentos sendo construídos de forma isolada, sem atração para o turismo da cidade que o recebe, sem contar que a maioria deles também não geram lucros para os seus investidores.

Estádios de futebol e centros comerciais comuns são bons exemplos. Por isso afirmo neste comentário que Vitória Precisa de ter uma ARENA que sirva tanto para o futebol, quanto para o comércio e o turismo da cidade e sem pertencer a uma única instituição, como Tricolor das Tabocas ou do Maués , que além de tudo são entidades privadas, de onde tem seus respectivos proprietários.

Nesse momento, justifico essa afirmação desconsiderando o aprofundamento às questões estratégicas (foco do clube no futebol) e as questões financeiras (ARENAS oferecem mais retorno financeiro a cidade). Porque o objetivo deste é demonstrar como os empreendimentos de massa podem contribuir aos interesses de uma cidade com potencial turístico.

Bem, temos que pensar que um empreendimento como este tem que oferecer retorno aos seus investidores como a seus usuários habituais (torcedores), porém se os clientes do turismo (eventos) estiverem juntos, o retorno pode aumentar correto? Sim, correto. É nessa linha que os empreendimentos de massa têm que ser construídos, principalmente em cidades com potencial ao turismo.

Um exemplo dessa relação é o Estádio do Manchester United na cidade de Manchester na Inglaterra. O estádio do Manchester United, intitulado de Old Trafford recebe aproximadamente 2 milhões de pessoas todos anos, entre jogos e visitações. nele se encontra Exposições, Locais para Eventos, Praça de Alimentação, e jogos das mais diversas modalidades. De qualquer forma, 2 milhões de pessoas por ano, É um número relativamente alto para um estádio de futebol, não acham?

Isto demonstra claramente que empreendimentos de massa independente da sua finalidade podem e devem ser construídos com benefício turístico.

E nossa cidade já merece ter uma Arena, para receber jogos, municipais, estaduais, Nacionais e até Internacionais……Bem como, pode se tornar um centro de Treinamento para os times da Copa/Olimpiadas pois Gravatá será um local de hospedagem das delegações; e um local para a realização de grandes Eventos onde realmente a cidade é carente.

Lembrando que existem verbas destinadas para isto, o que se precisa é um esforço para criação de projetos.

Helder Sostenes

2 pensou em “Turismo Em Vitória De Santo Antão

  1. Concordo completamente.
    Vitória necessita de projetos que façam a cidade crescer, no campo turístico, pois é nele que se encontra em falta. Podem dizer que o Park Shopping atrairá muitas pessoas à cidade, correto, porém é necessário investir mais e colocar um foco maior em outras áreas de turismo (não só no comércio, no caso do Park shopping).
    Esses determinados projetos, devem abranger não só uma parcela da população que quer fazer compras, e sim, que queiram visitar lugares históricos, esportivos e também da natureza. E são nesses lugares, que Vitória mais peca e deixa a desejar.
    O que falta, realmente, é investimento, projetos e boa vontade do governo municipal de elevar Vitória ao um novo patamar turístico e ainda não explorado.

  2. Como pensar em turismo numa cidade que, apesar de ter uma Secretaria que trata do assunto (ou deveria tratar), só promove o turismo do tipo degradante? Ou seja, aquele tipo de evento que através de atrações pornofônicas atraem pessoas que só pensam em passar umas horinhas na cidade prá curtir show no 0800 e encherem a ca ra de cerveja e cahaçadeixando como “dividendo” apenas alguns litros de mijo e um rastro de destruição do patrimônio e degradação moral. Que atrativos existem nesta cidade prá atrair turistas que gerem de fato renda de forma constante prá nossa cidade e prá nosa população? Como os turistas podem andar pela cidade num trânsito louco e confuso como o nosso? Como os turistas se deslocam pela cidade sem que haja placas indicativas dos nomes das ruas? Em vez de investir nisso, a Prefeitura derrama dinheiro em placas plubicitárias com fins eleitoreiros. E ainda ficam com um discurso vazio de um falso desenvolvimento. Esse papo furado de turismo em Vitória não passa de conversa prá boi dormir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *