O pior cego é aquele que não quer ver

Por José Edalvo

“Eu posso até não concordar com a sua opinião, mas, se necessário for, engatilharei armas para defender o seu direito de expressá-la.”

As célebres palavras de Voltaire – um dos líderes da Revolução Francesa – traduz com propriedade um dos mais edificantes princípios da democracia. Aliás, o respeito à opinião alheia, mesmo dissonante à sua, é fator indispensável no bom convívio social.

Quando Pilako abre o seu blog para um debate com… clique aqui para a resposta completa.


Amigo Edalvo,

Gostaria de agradecer as palavras elogiosas à minha conduta jornalística e sobretudo a minha pessoa. É oportuno lembrar que o amigo também tem uma história jornalística reconhecida na cidade. Os comentários e e-mails enviados a sua caixa de mensagem com relação as matérias aqui postadas, apenas ratifica, o que para mim não é surpresa, a importância do nosso blog que com apenas 10 meses no ar revela-se em um verdadeiro  fenômeno na comunicação da terra que mais se editou jornais.

Como homem de imprensa há mais de trinta anos na Terra das Tabocas, conhecedor de detalhes do cotidiano da cidade, visto que “escreve para história” e como, aparentemente  partidário do Prefeito Elias Lira não ser conhecedor das datas de início, términos e valores das obras realizadas pela gestão do Governo de Todos nesses primeiros anos de governo, o amigo acaba revelando, mesmo que involuntariamente, na minha concepção, o pior de todos os pecados de uma administração pública, que é a falta de transparência e a  sonegação da informação à população, como bem grifou o amigo, é principio constitucional.

Quanto a sua opinião de que Elias Lira, no exercício do cargo de prefeito, foi quem mais  edificou obras de porte na cidade em todos os tempos, permita-me discordar. Mesmo se assim o fosse não seria favor, até porque o amigo esqueceu de informar que Elias também entra para história como o Prefeito que mais tempo passou no comando do governo municipal (14 anos) sendo inclusive o político que em menor espaço de tempo (30 anos) disputou mais eleições na cidade, contrariando inclusive, aquela velha imagem de que Elias  era comerciante e que não era profissional da política como seus opositores. Como maior  prefeito tocador de obras estruturais para época e com repercussão nos dias de atuais,  entendo que o empresários José Augusto Ferrer, que teve apenas oito anos de atuação,  seja o verdadeiro campeão nesse peculiar certame.

Para finalizar, já que expus a sua extensa resposta (7 páginas), gostaria de lhe lembrar que o título da primeira matéria questionava apenas os primeiros três anos da  gestão do Governo de Todos, mas como bom jornalista, que gosta de jogar todo mundo para cima, o amigo não ia perder a oportunidade de fazer uma mídia, tipo flash back, para dar uma melhorada na imagem do atual gestor, até porque, o mesmo “tropeçou nas próprias pernas”. Sendo assim, acho que cumprimos nosso debate democrático em alto nível e dou por encerrado nossa participação, pelo menos neste assunto, que ficará registrado na imprensa da terra de Antão Borges.

1 pensou em “O pior cego é aquele que não quer ver

  1. O POVO E QUEM DEVE JULGAR OS MERITOS DE UM GESTOR, AFINAL DAS CONTAS, O POVO COLOCA E O POVO RETIRA DO PODER, ELOGIOS OU OFENSAS SEMPRE TENHE UM JOGO DE INTERESSES PARTICULARES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *