Bebedeira em praça pública

Acho que nem os alcoólatras concordariam com a venda de bebidas alcoólicas em praça pública. A safadeza de se conceder boteco em praça foi que afugentou os idosos e as crianças desses espaços públicos sagrados. Promoveu poluição visual e sonora, o que me levou a construir uma frase em cima da célebre reflexão poética de Castro Alves. O poeta baiano disse: A praça é do povo, como o céu é do condor. Eu diria: A gandaia tomou a praça do povo, e a poluição, o céu do condor.

Na minha humilde concepção, privatizar espaço público é conceder apropriação indébita. Parece estelionato, obtenção ilícita de vantagem, em prejuízo alheio. São dois envolvidos, o politiqueiro e opaparicado.

Sabido é Júlio Lossio, o prefeito de Petrolina. Quando o Procurador Geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, foi receber a medalha Senador Nilo Coelho, ele atravessou na frente e implorou a proibição de venda de bebidas alcoólicas nas praças públicas do município. Ora… nem os alcoólatras inveterados têm argumento para reprovar a medida. Tem bebarrão que adora sua família. Ele morre no fundo de um barraco, mas deseja que os seus parentes sejam felizes. Muitos morrem de tristeza, sufocados pelas garras do vício.

Governante sério não tem compromisso com alcoólatra, a não ser com o seu tratamento. Afinal, praça é espaço público, e espaço público é para todos. Se os bêbados invadem, os lúcidos perdem a oportunidade de usufruí-lo. Nenhum lúcido quer correr o risco de se sentar ao lado de um papudinho, acompanhado de sua mãe, esposa ou filhos.

Portanto, equivocado estará o político que pensar que sua popularidade depende de mimar vendedor de birita, corriola de cachaceiros, de promover cachorrada na via pública. Isto é imaturidade.

Confuso abraço!

Sosígenes Bittencourt

7 pensou em “Bebedeira em praça pública

  1. HOJE VAI TER FESTA….

    VAIS SER INAUGURADA A PRAÇA DE PAGODE, ANTIGA PRAÇA DA MATRIZ.

    EM QUE LUGAR DE PERNAMBUCO, AFORA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO- PE …SE VÊ UMA PRAÇA, LOCAL DE LAZER…FUNCIONANDO BARRACAS?

    A PREFEITURA SE PREOCUPA COM OBRAS PEQUENAS. ESTAMOS PRESTES A TER UM SHOPPING, UM HOTEL E VÁRIAS INDUSTRIAS INSTALADAS.

    E QUAL FOI A RUA ABERTA NOS ÚLTIMOS ANOS. AO CONTRÁRIO AUMENTAM-SE A PRAÇA E DIMINUI-SE OS ESPAÇOS PARA OS CARROS.

    VITÓRIA CRESCE…E OS TRANSPORTE PÚBLICO, CONTINUA O MESMO QUE O MEU AVÔ ANDAVA A 30 ANOS ATRÁS. ISSO NINGUÉM MELHORA.

    A QUANTIDADE DE CARROS E VEÍCULOS AUMENTARAM, DEVIDO AO AUMENTO NO PODER DE CONSUMO…E O TRANSITO EM VITÓRIA CONTINUA O MESMO (OU PIOR) DO TEMPO DE CARROÇA.

    APESAR DISSO TUDO…HOJE A FESTA VAI SER LINDA…POIS UMA GRANDIOSA OBRA FOI FEITA. OBRA ESSA QUE VAI MELHORAR A VIDA DE TODA A POPULAÇÃO.

    HOJE VAI ESTÁ PRESENTE O PREFEITO E SEUS ASSESSORES…TUDO LINDO, TUDO RINDO….E O POVO APLAUDINDO.

    SO MESMO UMA SOCIEDADE COM POUCO CONHECIMENTO PRA CONTEMPLAR UMA OBRA TÃO FÚTIL.

    • Tiago, esta política praticada em Vitória por “Elialira”, “Zé Agrairsso” e “Henrique Querói”, é a mesma usada na Roma antiga e foi batizada como “Pão e Circo”. E assim esses imperadores vitorienses vão se perpetuando no poder e a cidade vai afudando e eles vão enriquecendo sorrateiramente, juntamente com seus respectivos clãs.

  2. JS, SEGUNDO COMENTÁRIOS DO CIRCULO PRÓXIMO AO CHEFE EM EVIDÊNCIA, ESTA DISTORÇÃO DE PALAVRAS PRONUNCIADAS PELO EXCELENTÍSSIMO É UM DISTURBIO LÍNGUAL E NÃO INTELECTUAL TANTO É QUE, SEGUNDO AS LABAREDAS, FOI CONTRATADO UMA PROFISSIONAL FONO, “FRANCESA” PARA EXERCITAR A SUA DICÇÃO .

    • Jordania, em primeiro lugar, papagaio “véio” não aprende a falar. Além do mais, eu duvido que esse diagnóstico esteja correto, e se esta fonoaudióloga conseguir fazer com que Elialira troque o “derna” pelo desde, o “carçamento” pelo calçamento, o “alvarau” pelo alvará, a “bicicreta” pela bicicleta, o “eu seio” pelo eu sei, o “secretaro” pelo secretário, “vitora” por Vitória, o “adiverçaro” pelo adversário, o “shopecentis” pelo shopping center, a “pointe” pela ponte e o “equitaro” pelo hectare, eu irei indicar o nome dela para o Premio Nobel.

  3. Para você ter uma ideia da imaturidade de nossos “representantes”, já se fala em nova mudança na Praça da Matriz, caso José Aglaílson venha a se eleger. Depois, é evidente que, com o Carnaval e a falta de educação da galera jovem, o rastro dos festejos de Momo ficará tatuado na obra, o que merecerá novo retoque. Continuo afirmando: foi muito esafalhafato para pouco resultado. A praça merece manutenção, não ser demolida, interditada por tanto tempo, para novamente ser destruída. Infelizmente, temos que reconhecer o baixo nível de educação do nosso povo.
    Imaturo abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *