Políticos sem alma e sem coração

Apesar de não ser velho, a depender do ponto vista, sou de um tempo em que as festividades do Natal já começavam semanas antes, a semana entre natal e o Ano Novo, nem se fala, era uma espécie de período mágico. Lembro bem: a Matriz toda iluminada, as ruas no seu entorno, com aquelas gambiarras de lâmpadas penduradas, luzes coloridas, o parque com aquelas barcas de madeira armado no meio da praça, muitas barraquinhas vendendo bolo, ovo cozido, caranguejo, maçã-do-amor, vinho de jurubeba, lá da esquina da Praça descendo pela rua Silva Jardim até mais ou menos a praça do Fórum, era gente “prá se lascar”. Nesse particular, festas de fim de ano, nós vitorienses, levamos uma pequena vantagem em relação as outras cidades, é que naquele tempo, e não faz tanto tempo assim, o clima festivo adentrava, no mesmo ritmo, nas festas do glorioso padroeiro Santo Antão e depois do feriado de 17 de janeiro a cidade se “fantasiava” para embocar, de carnaval a dentro, sem esfriar os ânimos.

Muito bem. Hoje sai prefeito, entra prefeito e as ornamentações natalinas da cidade,  de tão franciscana, para não dizer fuleira mesmo, se confunde com qualquer pisca-pisca do Paraguaí fixado em fachada de lojas ou até mesmo de algum terraço ou garagem de uma casa qualquer, parece até, que os corações dos nossos gestores foram plastificados, isso porque, pela primeira vez na história da cidade, pelo menos que eu lembre, um Prefeito usa faixas plásticas para transmitir mensagem de natal, como se a população fosse freguês de uma loja que anuncia sem nenhum sentimento suas Promoções: “Pague dois e leve três” – ou então – “estamos fazendo aniversário, mais quem leve o presente é você” – nas praças para desejar boas festas, sem nenhuma conotação religiosa ou cristã.

São por essas e outras que a população vem classificando os políticos, de maneira geral, como seres humanos diferenciados, ou seja, seres sem alma e sem coração.

5 pensou em “Políticos sem alma e sem coração

  1. Infelizmente esse mau hábito de se colocar faixas em vias públicas ainda perdura em nossa cidade, contribuindo prá poluição visual que é já é tão intensa. Não se vê esse tipo de procedimento em lugares desenvolvidos e com povo bem educado. Esta é mais uma das mazelas que os vitorienses, em sua maioria, já se acostumaram e já acham normal.

  2. Gostaria de deixar um comentário construtivo, sem alusão política. Apenas como um cidadão comum. É que da forma como o texto foi construído parece que não foi colocada nenhuma ornamentação na cidade, nenhma uma luz, apenas as faixas.

    Mas ao ver a foto da praça (no Livramento) vi uns bonequinhos de neve, uma alusão ao natal. E reparando bem na foto da Praça Diogo de Braga, vi que as árvores estão enroscadas por mangueiras, que parecem ser de luzes de natal.

    Não caberia colocar uma foto daquela praça a noite?
    Acho que assim, a crítica à decoração ficaria um pouco mais justa à realidade.

  3. Na contra-mão de qualquer Cidade (desenvolvida ou em desenvolvimento), a PREFEITURA de Vitória – PE prefere colocar “faixas” plástica por toda Cidade. Contribuindo assim para a “POLUIÇÃO VISUAL”.

    Estamos no mês de dezembro, uma semana antecedente ao NATAL, mas, aqui em vitória parece que estamos em QUALQUER OUTRO MÊS, menos o de dezembro.
    NÃO EXISTE UMA RUA, PRAÇA OU QUALQUER OUTRO LOCAL PÚBLICO, com referência a essa FESTIVIDADE.

    UMA CIDADE, AVENIDA OU RUAS ORNAMENTADAS, INDUZEM AS VENDAS. CONTUDO, ACHO QUE OS GESTORES DE NOSSA CIDADE NÃO SABEM DISSO.

    CULPA DE QUEM? FICA DIFÍCIL RESPONDER…MAS ACHO QUE É DE QUEM COLOCOU UM ANALFABETO NO PODER….

  4. Muito bem Luis Boaventura, esse blogo só faz alusão a politica e destrutiva, o autor usa desse meio para se promover politicamente, está perdendo tempo nunca vai ter mandato algum nesse municipio. A cidade está organizada, os enfeites de natal estão surgindo pelas praças e ruas, a praça da matriz, nem se fala, queria o autor do blog ter um banheiro daquele na sua casa. Infelizmente só sabe criticar, não mostra nada, porque não coloca fotos da ornamentação, da praça, do mini hospital de santana, do shopping, das industrias que estão se instalando… ainda diz que o centro do seu mundo é a sua cidade e só deseja o mal, que o govermo municipal erre. Muita pena de pessoas assim, procure mais a Deus e deixe Elias Lira trabalhar pela cidade que você diz que o centro do seu mundo, deveria estar feliz com os avanços e não criticando. Me parece estrategia para o povo colocar comentarios aqui, mude o tom, elogie e você vai ver que os comentarios vão aumentar e os acessos também. E use palavras decentes em vez de “lascar”.

  5. Pedro Henrique.

    Não sei em que Cidade você mora, só acho que não seja Vitória de Santo Antão – PE.
    Escrevo aqui sem fazer apologia política a nenhum CANDIDATO, mas, tão somente analisando a situação da nossa Cidade.
    Os enfeite de natal surgiram após o dia 16 de dezembro de 2011, ou seja, até a data que acessei este blog não existia enfeite em nossa Cidade.
    Achei a ornamentação de NATAL bonita, porém, tardia.
    O fato de “xingar” alguém ou um determinado meio de comunicação em detrimento do seu ponto de vista, na minha opinião é LAMENTÁVEL.
    Não critico o seu ponto de vista, até porque, acho que você de alguma forma sente-se bem com a administração local.
    Contudo, na minha opinião de CIDADÃO não acho que esta atual administração venha fazendo um bom trabalho. Tenho certeza, que VITÓRIA DE SANTO ANTÃO precisa muito mais que praças e ruas ornamentadas ( apesar de ser importante). O fato é que Vitória de Santo Antão permanece a mesma da administração passada, isso é, sem grandes obras ou trabalhos. E, não venha me dizer que a ornamentação de praças ou pinturas de meio-fio são OBRAS GRANDIOSAS. Vitória precisa de infra-estrutura, de mais ruas, de calçadas livres, de TRANSPORTE PÚBLICO COM QUALIDADE, de acessibilidade. É inadmissível que uma CIDADE que vai abarcar um SHOPPING não tenha nenhuma grande avenida, que não tenha transporte público e que existam várias e várias ruas esburacadas.
    Vitória de Santo Antão não tem um PLANO DIRETO e se tem não existe. – VOCE SABE O QUE É UM PLANO DIRETOR? SABIA QUE UMA OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL?
    Com licença da palavra, acho que você não saiba. Talvez por isso, tenha aventurado a comentar assunto desta SEARA ( QUE NÃO É O PERU).
    Contudo, respeito sua opinião de eleitor e cidadão. Mas se analisarmos juntos veremos que VITÓRIA precisa de uma nova roupagem, um novo PREFEITO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *