Favela que nada! É o centro comercial da Vitória!

Caminhando pelo centro comercial de nossa cidade, no que restou da Praça da Bandeira, me deparei com uma cena no mínimo dantesca, para não dizer perigosa. Trata-se de um emaranhado de fios, tanto de telefone quanto de energia, que estão a pouco mais de 1 metro do chão, muito próximos dos pedestres que caminham naquela rua.

A cena nos faz refletir sobre o paradoxo da nossa cidade com crescimento econômico que ela vem passando. Que valem as indústrias, se a cidade carece de serviços básicos de manutenção? Em alguns aspectos, nem o basicão é feito.

Não precisamos passar horas circulando pela cidade, para perceber a realidade de nossa terra. São animais circulando por aí, trânsito caótico, lixos e entulhos há mais de 100 dias aguardando recolhimento, etc. São problemas de simples solução, mas que podem acarretar em graves danos, quando não solucionados.

O problema, que não é de hoje, é que a maioria deles se tornaram normais de tão habituais que são. É tanta esculhambação que tudo acaba virando “normal”, tudo é incorporado ao nosso cotidiano. Resultado: a maioria de nós acabamos indiferentes aos problemas de nossa cidade.

Quantas pessoas passam por ali todos os dias e não “enxergam” esse absurdo? – só acabam se dando conta, quando esses problemas são evidenciados de algum forma, como fazemos aqui no blog. E pior: os nossos gestores tentam justificar o injustificável. Deveriam fazer suas obrigações, sem ter que serem cobrados para depois fazê-las.

Fica a pergunta: o que será que falta para os nossos políticos resolverem os problemas ditos “basicão”? Será que é falta de vontade, falta de tinta na caneta ou falta de gestão administrativa?

6 pensou em “Favela que nada! É o centro comercial da Vitória!

  1. Situação parecida está na frente da Prefeitura, meses atras um caminhão bateu no poste, o poste foi retirado, mas deixaram a fiação improvisada num cano de ferro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *