Docente do Curso de Direito parabeniza advogados

Foto: autor desconhecido

Caros colegas de trabalho, incluindo meus alunos do curso de direito:

Costumo dizer que uma sociedade tem como base de sustentação três distintos pilares profissionais: o professor, o médico e o advogado. E julgo ser essa a base de sustentação da sociedade por razões simples, que em apertada síntese seria: o professor ensina a todos, mestre de todas as profissões, o médico cuida de todos preservando a vida, e o advogado representa os legítimos interesses de todos em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.

Cada um desses profissionais tem seu dia comemorativo. No Brasil o dia do advogado é comemorado hoje, dia 11 de agosto, data escolhida por também ser a data da criação dos cursos jurídicos no Brasil em 1827. Teve início com a Faculdade de Direito de Olinda, depois transferida para Recife, hoje vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Como se vê, nós pernambucanos, somos o berço das ciências jurídicas a nível nacional. Vamos honrar, por meio de nossas condutas éticas, essa nossa posição história em defesa da sociedade.

Parabenizo a todos e que tenhamos um bom feriado.

Eliane Cruz Gouveia

O Blog do Pilako aproveita para parabenizar a nossa colunista, que é advogada.

3 pensou em “Docente do Curso de Direito parabeniza advogados

  1. Lamento, mas discordar um pouco….. e para isso preciso filosofar para explicar.
    Segundo Augusto Cury, Psiquiatra e Cientista, autor do livro Pais Brilhantes/Professores Fascinantes, e “pai” da educação, comenta em seu livro:
    Certa vez, a humanidade resolveu realizar um evento para saber qual profissão seria mais importante na sociedade. Daí, surgiu a idéia de se fazer uma torre em um grande estádio com as profissões
    O mediador do concurso bradou: o espaço está aberto, que suba na torre aquela profissional que se julgue ser o mais im portante para sociedade e faça um dis curso eloquente para convencer à todos.
    O primeiro a subir foi um psiquiatra e fez seu discurso convincente.
    Em seguida subiram os juízes de direito.
    Depois subiram os representantes das forças armadas.
    Posteriormente, os “computadores”.
    E não deram chances aos professores e pais.
    Quando todos pensavam que a disputa estava encerrada, ouviu-se uma conversa no sopé da torre. Eram justamente os professores e pais dialogando sobre o assunto. Resolveral expulsá-los do estádio. O que aconteceu? A torre desabou.
    Os professores responderam: aos psiquiatras que não queriam ser mais importantes que eles, apenas queriam ter condições para educar a emoção dos alunos, formar jovens livres e felizes, para que eles não adoeçam e sejam tratados por vocês.
    Aos magistrados de direito, responderam: jamais tivemos a pretensão de ser mais importantes do que os juízes. Desejamos apenas ter condições para lapidar a inteligência dos jovens, fazendo-os amar a arte de pensar e aprender a grandeza dos direitos e dos deveres humanos.Assim, esperamos que jamais se sentem num banco dos réus.
    Ao representante das forças armadas responderam: não queremos ter mais poderes que vocês, nem mais importantes, apenas, desejamos ser importantes coração das crianças. Almejamos levá-las a compreender que cada ser humano não é mais um número na multidão, mas um ser insubstituível, um ator único no teatro da existência. Assim, eles se apaixonarão pela vida, e, quando estiverem no controle da sociedade jamais farão guerras, sejam guerras físicas que retiram o sangue, sejam as comerciais que retiram o pão. Pois cremos que os fracos usam a força , mas os fortes usam o diálogo para resolver seus
    conflitos. Cremos ainda que a vida é obra-prima de DEUS, um espetáculo que jamais deve ser interrompido pela violência humana.
    Portanto, os pilares da sociedade são: OS PROFESSORES E OS PAIS.

  2. Amada irmã, você inicia seu comentário dizendo que lamenta dicordar um pouco….., e fundamenta seu ponto de vista. Ao final da leitura percebo que você, não discorda, mas apenas limita a base da sociedade ao profissional professor – você discorda apenas limitando. Em meu texto eu apenas “alargo mais” essa base de sustentaçao profissional incluindo – os médicos e os tecnicos do direito, pelas razoes lá expostas. Se não inclui os pais – porque não conside ser pai uma profissão. No mais você tem razão por meio de sua boa leitura – Augusto Cury, Psiquiatra e Cientista, autor do livro Pais Brilhantes/Professores Fascinantes.

  3. Queridas Primas, que emoção reencontrá-las no meio virtual. Adicionei o “Blog do Pilako” ao meu facebook e fiquei sabendo dessa maravilhosa iniciativa de divulgar as notícias da minha amada e saudosa Vitória de Santo Antão pelo meio eletrônico. Como se essa emoção ainda não fosse suficiente, acabo de saber que Eliane tb tem uma coluna nesse blog. Que maravilha! Estou orgulhosa de ser prima dos 3. Não vou participar do debate nesse momento. Agora estou aqui só para cumprimentá-los. Bjs, bjs, bjs, Laura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *