De Vitória de Santo Antão à Garanhuns – Parte 02

Recomendamos a leitura da primeira parte deste artigo. Clique aqui.

Voltando ao título de nosso artigo, pra quem não sabe Garanhuns tem fortes semelhanças físicas, demográficas e econômicas à Vitória de Santo Antão. Aquela cidade começou no ano 1671, enquanto numa época próxima (1626) Diogo de Braga fixava residência nas terras de Vitória.  Hoje as duas cidades, segundo os dados do último senso do IBGE, tem população semelhante, sendo aproximadamente 129 mil habitantes.

Garanhuns tem um território de cerca de 472 km², enquanto Vitória cerca de 371 km², o que aumenta a densidade habitacional da cidade de Braga. Mas quando observamos o PIB, que é a riqueza produzida, os das duas são bem semelhantes: cerca de R$ 800.000. O IDH das duas é 6,0 índice que mede o Desenvolvimento humano. A economia ligada agricultura das duas cidades também é um destaque semelhante.

Ambas possuem pólos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Vitória possui um núcleo da Universidade Federal (UFPE) e duas faculdades particulares, já Garanhuns possui um da Universidade Estadual (UPE) e da Universidade Rural (UFRPE), além de duas faculdades particulares a AESGA e a FAMEG, esta última com o curso de medicina.

…. continua.


Helder Sóstenes
Diretor da unidade PETCURSOS em Vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *