Câmara de Vereadores: “a conveniência é a menor de todas as leis, e a mais seguida”.

De maneira informal, recentemente, tomei conhecimento que na próxima quinta-feira (02 de dezembro) o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador André de Bau, irá comandar o processo eleitoral da casa, no sentido da escolha da Mesa Diretora do próximo biênio,  que oficialmente só irá começar a partir de janeiro de 2023. Lembremos que a atual mesa foi eleita e empossada há menos de um ano –  janeiro de 2021 –   para mandato até dezembro de 2022.

Em se confirmando o fato – eleição antecipada -, algo que já ocorreu na Casa Diogo de Braga em outras ocasiões, até porque não se configura como uma ilegalidade,  convenhamos que, no atual contexto,  foge ao mínimo de razoabilidade. Sendo a Câmara de Vereadores a “Casa do Povo”,  num seria nenhuma ofensa perguntar aos senhores vereadores se essa eleição é de interesse da população? Será mesmo que o povo, se perguntado, aprovaria uma antecipação de eleição para mesa diretora da Casa? Que benefício prático essa manobra  trará para ao povo da Vitória de Santo Antão?

Outra coisa: sobre esse assunto, porque os vereadores estão todos caladinhos? Em visita aos perfis dos edis “mais falantes pelas redes sociais”André Carvalho, Carlos Henrique, Felipe Cezar e  Gold do Pneu – não assisti ou ouvi nenhuma informação sobre o referido fato  (antecipação da eleição da mesa).

Será que o caso em tela é um daqueles lances clássicos das casas legislativas em que o “entendimento”  de oposição + situação é uma demonstração de “amadurecimento” da Casa?  Aliás, salvo engano, na própria Casa Diogo de Braga, em legislatura  passadas, recentes, alguns vereadores (antigos) se colocaram  até contra a reeleição da “Mesa”. Uma boa pergunta: por andam esses vereadores?

Vez por outra, pesquisas de opinião públicas são alardeadas  na grande imprensa,  realçando o desgaste do Poder Legislativo – nas três esferas –  em todo Brasil. É bem verdade que a esmagadora maioria dos nossos legisladores não se dão ao repeito e à efetiva  reprovação do povo, com toda certeza, é  um figurino que lhes cabe muito bem.

Para encerrar essas linhas, vale lembrar o Duque de La Rouchefoucauld,  que nasceu em Paris,  em 15 de setembro de 1613, dizendo: “ a conveniência é a menor de todas as leis, e a mais seguida”.

Obs: até o dia da eleição, fica aberto o espaço do nosso jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako,  para quaisquer dos 19 vereadores se pronunciarem  sobre o tema tratado, ou seja: eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da Vitória. 

1 pensou em “Câmara de Vereadores: “a conveniência é a menor de todas as leis, e a mais seguida”.

  1. Dileto amigo Pilako a conveniência por si só não é um mal. Vejo que a Câmara tem sido bem administrada pelo senhor vereador André de Bau (o fenomenal), e, inclusive, o mesmo tem um relacionamento ímpar com seus pares na honrosa Casa legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *