Mulheres na vida e na arte plural de Burle Marx – por Marcus Prado.

 

Neste 4 de agosto comemora-se o aniversário de nascimento de Roberto Burle Marx (1909-1994), o mais influente paisagista do seu tempo, precursor do que se entende de modernismo nesse campo no Brasil, pelo legado de uma nova identidade dessa arte em nível internacional. Sua fama chegou a ser elogiada, pelo pioneirismo de um novo estilo e de uma nova estética do urbanismo, por grandes vultos internacionais, como o celebrado Le Corbisier.

Muito já foi dito nas suas biografias, em numerosos ensaios sobre a sua obra, como pintor e paisagista, referência dentro e fora do Brasil, sobre a facilidade com que manipulava as duas vertentes de criatividade. Diversos estudiosos da obra paisagista de Burle Marx apontam nele o surgimento de uma imposição das formas sobre o olhar do passeante sem precedentes na arte dos jardins. Era a marca da sua genialidade.

Nessa data, quero lembrar mulheres que se tornaram amigas e exerceram grande influência sobre Burle Marx. A primeira, no despertar da sua vocação, foi a mãe, pernambucana do Recife, Cecília Burle, de origem francesa, que o fez amante da natureza, das flores, um iniciado no campo do piano, da pintura e do canto lírico; que o tornou aprendiz e estudioso de mais de um idioma. Depois, foi a alemã de Berlim, Erna Busse. A história começou com chegada do jovem Burle em Berlim, para onde havia sido levado por seu pai, Willheim Marx, judeu alemão nascido em Estugarda e criado em Tréveris (tinha parentesco com Karl Marx), para tratamento de saúde. O pai contratou uma governanta para o menino, a jovem e bela Erna Buss. Na fagulha do primeiro olhar, na troca inicial de abraços, aconteceria o inesperado. Ela teria visto, no perfil do jovem brasileiro, a reencarnação do noivo, morto em campo de batalha, na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Nasceria nesse instante uma amizade pelo filho de Cecilia, vista somente nos versos dos poetas românticos do cânone universal. Era adepta do budismo, acreditava na reencarnação, no “eterno retorno”, um dos mais intrigantes e misteriosos temas da filosofia de Friedrich Nietzsche, na primeira versão do seu quarto livro, que possui o título: A Gaia ciência.

Todos os desejos de Burle Marx, na vida cultural da cidade, seriam realizados. Juntos, visitavam teatros, museus, exposições de Manet, Monet, Renoir, Picasso, Paul Klee, Matisse, dos expressionistas alemães. Naquelas visitas Burle Marx receberia o impacto de Van Gogh. Eram vistos com mais assiduidade no Neuköllner Operarl-Marx-Straße, na Ópera Alemã, na Bismarckstraße, na Gemaldegalerie, no Gropius Bau (Construído por Martin Gropius, mas Burle Marx não teve nada de dadaísta, me parece sempre mais um Paul Klee). Finalmente, no Botanischer Garten und Botanisches /Museum Berlin-Dahlem, jardim botânico de 43 hectares com as suas 22 mil espécies de plantas. Foi ali, com Erna, que nasceria a decisão de Burle Marx dedicar a sua vida ao paisagismo. Pode-se dizer que a semente do Jardim das Vitórias Régias, de Casa Forte, sua obra inaugural no Brasil, nasceu no Jardim Botânico de Berlim. (Minha sensação, quando estive em visita a esse talvez mais famoso jardim botânico do mundo).

A terceira mulher e grande amiga de Burle Marx, na sua maturidade gloriosa e fama internacional, foi a arquiteta pernambucana Janete Costa. A que mais influência exerceu, (na troca de impressões, sugestões, ideias), nos projetos de Burle Marx. Janete e Acácio Gil Borsoi foram como dois irmãos para Burle Marx. (Um dos ambientes mais belos do atelier e galeria do artista, na Barra, foi de autoria do casal Janete e Acácio). Não havia um só projeto de grande porte sem que houvesse o olhar opinativo de Janete.

Entre as pernambucanas amigas de Burle Marx pintor destaco a presença da galerista Bethe Araruna. Ela aceitou o desafio do artista para ser a sua representante oficial no Recife. Tornou-se amiga, figurando no seleto grupo dos que frequentavam a casa do sítio Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, nos famosos almoços, que reuniam celebridades da vida cultural carioca.

Marcus Prado – jornalista. 

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