Roberto Campos e a soberba – @historia_em_retalhos.

Economista, escritor, diplomata e político, o mato-grossense Roberto de Oliveira Campos teve uma trajetória de destaque e acumulou realizações expressivas nas inúmeras funções que exerceu ao longo de sua vida.

Porém, era uma figura polêmica.

Em 11 de abril de 1964, o general Castello Branco assumiu a presidência do Brasil, de forma indireta, após o golpe militar daquele ano.

De seu governo, faziam parte Sandra Cavalcanti, que foi nomeada para presidir o BNH, e Roberto Campos, ministro do planejamento e homem forte dos militares.

Sandra queria que os recursos do FGTS financiassem casas para os trabalhadores.

Campos, detentor da chave do cofre, queria que também beneficiassem as classes média e alta.

Criado o impasse, Sandra levou o problema para o presidente da República e pediu uma reunião, com a presença do ministro.

No dia do encontro, a professora começou discordando do ministro, acusando-o de ser insensível aos problemas sociais e seguidor intransigente da escola liberal.

Contrapôs com a nova visão econômica da corrente liderada pelo economista alemão Von Rumanchaut, defensor dos investimentos sociais como solução para as crises políticas.

Roberto Campos, então, cortou a palavra da presidente do BNH e disse a Castello que já tinha lido toda a obra desse alemão, garantindo serem teses ultrapassadas.

Sandra levantou-se e pediu ao general que aceitasse a sua demissão em caráter irrevogável.

Disse ela:

– “Presidente, eu inventei agora, neste momento, a figura inexistente desse economista alemão e o seu ministro do planejamento acaba de dizer que já leu toda a obra dele”.

Resumo da ópera: revelando muita soberba, Roberto Campos foi flagrado na mentira.

Fonte: Ticianeli, Coluna Miolo de Pote.

Agradeço ao amigo @paulocesarmaiaporto por ter nos trazido esse fato.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/Cq-KbxfO0JS/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

1 pensou em “Roberto Campos e a soberba – @historia_em_retalhos.

  1. kkk
    se o Campos com toda sua genialidade foi soberbo, o que é a pessoa que, baseada, apenas nesse fato ja faz uma leitura do mesmo?
    Senhores o Campos até hoje é lido e estudado por quem, de verdade, trabalha para produzir riqueza, e nao por meros socialistas do “mamãe me dá”…
    Ter vergonha tbm é sinal de humildade, viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *