Retrospectiva: Os fatos Administrativos e Políticos que marcaram na cidade em 2011

Ministro da Educação visita Vitória

Foto: Agência Brasil

No dia 28 de fevereiro a nossa cidade recebeu o então Ministro da Educação Fernando Haddad. O Ministro representou a presidenta Dilma Rousseff, durante a inauguração simbólica do Campus de Vitória da UFPE.

Prefeito Elias Lira recebe Prêmio da UBD e vira motivo de chacota.

Foto: divulgação

No mês de março, a UBD (União Brasileira de Divulgação) classificou o prefeito Elias Lira (psd) como o melhor prefeito do Nordeste e como um dos 20 melhores do Brasil. A notícia foi motivo de chacota entre os vitorienses, já que a gestão de Elias amargava baixíssimo índices de aprovação.

Governador visita a nossa cidade. 

Foto: A Voz da Vitória

No dia 14 de Abril, nossa cidade recebeu o Governador Eduardo Campos, com objetivo de realizar o seminário Todos Por Pernambuco, reunindo cerca de 1200 moradores da região e aproximadamente 300 representantes de entidades locais. O evento aconteceu na FAINTVISA.

Ministro da Saúde visita Hospital João Murilo.

Foto: divulgação

No dia 06 de Maio, o Hospital João Murilo de Oliveira recebeu o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que veio assinar uma série de ordens de serviço que resultou na melhoria e ampliação daquela unidade de saúde. Alguns meses depois, o hospital inaugurou uma emergência obstétrica com dezenas de leitos de obstetrícia e neonatal, além de equipamentos modernos. Em novembro, a unidade começou a construir novos leitos que serão utilizados como UTI.

Comando enfraquecido: José Aglailson perde espaço.

Foto: autor desconhecido

O grupo político do ex-prefeito José Aglailson. vem perdendo consideravelmente espaço político em nossa cidade. Depois de perder a direção do Hospital João Murilo de Oliveira, o ex-prefeito também perdeu a gerencia da GRE (Gerência Regional de Educação). O Governador Eduardo Campos optou pelo perfil técnico dos novos gestores. O Dr. Jairo Reis, substituiu o Dr. Júlio Reis na direção o Hospital João Murilo, enquanto Profª Ana Xavier, substituiu o Jarbas Dourado, na gerência da GRE Mata Sul.

TV Globo cobra ações da Prefeitura de Vitória

No dia 20 de Agosto, a nossa cidade recebeu a equipe de reportagem do quadro Vida Real, da TV Globo. Os repórteres cobraram a conclusão das obras da praça da Matriz e promessas feitas ao mesmo programa, há 2 anos atrás, quanto a melhorias no loteamento Real. O Blog do Pilako acompanhou a reportagem.

Fórum Vitória na Rota de Desenvolvimento é promovido na FAINTVISA

No dia 30 de Agosto, no auditório Prof. José Aragão, foi realizado o primeiro Fórum Vitória de Santo Antão na Rota de Desenvolvimento, uma iniciativa da ACIAV (Associação Comercial, Industrial, e Agropecuária da Vitória) e da FAINTVISA (Faculdades Integradas da Vitória), tendo como objetivo discutir, debater, levantar dificuldades e apontar novas soluções para o crescimento econômico da nossa cidade.

Agência do Trabalho é inaugurada

Agência do Trabalho da Vitória, localizada no prédio da Antiga Estação Ferroviária na praça Leão Coroado, foi inaugurada no dia 16 de Setembro. Os jovens e pessoas que estão em busca de novas oportunidades de empregos em nossa cidade, passam a partir de então a contar com uma importante ponte com as empresas que estão contratando mão de obra. O Estado de Pernambuco está vivendo um extraordinário momento econômico e as unidades, de caráter técnico, das Agências do Trabalho já vem funcionando com sucesso nas outras cidades em todas regiões do nosso Estado.

Câmara de Vereadores aumenta numero de vagas de 11 para 15.

Foto: A Voz da Vitória

Os vereadores de nossa cidade, na sessão ordinária do dia 21 de setembro, aprovaram o Decreto Lei que fixa o aumento do número de vereadores para 15 vagas, já valendo para o quadriênio 2013/2016.

Deputado Henrique Queiroz transfere título para Passira.

No final de setembro o deputado Henrique Queiroz transferiu seu domicilio eleitoral para a cidade de Passira, onde manifesta desejo de disputar o cargo de Prefeito. Henrique Queiroz que está no seu nono mandato consecutivo de deputado. Henrique já disputou  eleição em Vitória para Vereador, vice-prefeito, prefeito e deputado.

Elias Lira muda para o psd

Foto: José Sebastian

O Prefeito Elias Lira abandona o seu mentor político Marco Maciel e muda de grupo político. Elias entrou na vida pública em 1982 e acompanhou as mudanças da siglas (PDS – PFL- DEM)que deu sustentação ao então regime militar. Elias aderiu ao palanque do prestigiado Governador Eduardo Campos através do recém criado PSD, articulado pelo Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Escândalo da doação de terrenos

Foto: Luiz Roberto

Em virtude das inúmeras denúncias de doações de terrenos na  cidade promovido pelo prefeitura  com fins  eleitoreiros, o Ministério Público e o tribunal de contas do estado   é acionado para averiguar o caso.

Eleições do Conselho Tutelar são adiadas

As eleições para Conselheiro Tutelar, que seriam realizadas no dia 27 de novembro, foram adiadas para o dia 11 de dezembro em decorrência a irregularidades encontradas durante o processo eleitoral. Segundo o advogado Jairo Medeiros, o COMDICA não respeitou os prazos estabelecidos por lei.

Prefeitura doa terreno para ampliar atividades do CAV/UFPE

Foto: Ven1

No dia 20 de dezembro a Prefeitura de Vitória fez doação de terreno de 8,23 hectares do Engenho Bento Velho para o Centro Acadêmico de Vitória da UFPE (CAV) para construção do Centro de Pesquisa em Saúde Humana e Biodiversidade, salas de aulas, laboratórios, auditórios, parque aquático, pista de atletismo e campo de futebol.

Praça da Matriz é inaugurada

Blog Revista Fragmentos

Após mais de um ano  interditada e servindo  de muita polêmica, a principal praça da cidade é inaugurada no dia 16  de dezembro ás 20 horas, sendo comemorada com a queima de  muitos fogos  e  um bom números de pessoas. O fato inusitado da noite ficou por conta do serviço de som que não funcionou, por algum tempo, no momento do discurso do Prefeito Elias Lira.


Veja também:Retrospectiva 2011: 

(1) Os fatos culturais, artísticos e esportivos.
(2) Os fatos religiosos e empresariais.
(3) Os fatos Marcantes e Sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *