Conforme planejado, no dia 10 de janeiro de 1969, foi inaugurado, entre tantas outras importantes realizações do Dr João Cleofas, o Hospital João Murilo de Oliveira, um dos maiores e mais aparelhado do interior do Estado. É preciso, para os mais velhos, vez por outra, que façamos no “armário da memoria” o exercício da lembrança, para que não se deixe na “gaveta” do esquecimento os políticos que verdadeiramente merecem destaque na história da nossa terra.
Para os mais jovens, é necessário o acesso a informação, de maneira clara e confiável, sem meias verdades e subterfúgios, para que se faça justiça aos que realmente serviram mais a sua terra do que aos que mais se serviram e se servem dela. Portanto, segue um pequeno resumo daquele que foi o maior e mais importante político da terra de Diogo de Braga de todos os tempos, João Cleofas de Oliveira.
CRONOLOGIA RESUMIDA
1899 – Em 10 de setembro, nasce João Cleófas de Oliveira, no Engenho Pirapama, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco.
1921 – Diploma-se em Engenharia Civil, pela escola Politécnica do Rio de Janeiro.
1922 – É eleito Prefeito de Vitória de Santo Antão e, após cumprir o mandato, é eleito vereador da cidade.
1925 – É eleito deputado estadual em Pernambuco.
1931 – É nomeado, pelo interventor federal Carlos de Lima Cavalcanti, secretário estadual de Agricultura, Viação e Obras Públicas.
1934 – É eleito para seu primeiro mandato de deputado federal para a Legislatura de 1935/1939.
1945 – Após o Estado Novo, é eleito para Assembléia Nacional Constituinte, seu segundo mandato federal.
1950 – É eleito para o terceiro mandato de deputado federal para legislatura de 1951/1954. – Disputa e perde o Governo de Pernambuco para Agamenon Magalhães, por uma diferença de 10 mil votos.
1951 – É nomeado em 31 de janeiro para o cargo de ministro da Agricultura, ficando na pasta até 17 de junho de 1954.
1954 – Disputa e perde, como candidato da UDN, o Governo de Pernambuco, para Osvaldo Cordeiro de Farias, por uma diferença de 35 mil votos.
1958 – É eleito para o quarto mandato de deputado federal para a legislatura de 1959/1962.
1962 – Disputa e perde, como candidato do Partido Republicano e com apoio da UDN, o Governo de Pernambuco, para Miguel Arraes de Alencar, por uma diferença de 13 mil votos.
1965 – É eleito para o quinto mandato de deputado federal, pela UDN.
1966 – É eleito senador da República, em 15 de dezembro, pela ARENA, derrotando o candidato do MDB, Armando Monteiro Filho.
1970 – É eleito presidente do Senado Federal e, consequentemente, do Congresso Nacional, tomando posse em 1º de abril.
1971 – Preside a representação do Congresso Brasileiro no Seminário de Reforma Agrária, realizado em Bogotá na Colombia.
1974 – Disputa, pela ARENA, a reeleição para o Senado e perde para o candidato do MDB, Marcos Freire.
1987 – Em 17 de setembro, morre, aos 89 anos, vítima de infecção pulmonar, numa clínica do Rio de Janeiro.




