EDUCAÇÃO MUSICAL – Um caminho paralelo a alfabetização infanto-juvenil. (PARTE 3)

Da mesma forma que é utilizada a pauta, para ser escrito as vogais e as consoantes na Educação Escolar Regular, utilizaremos também uma pauta para trabalharmos as sete (07) notas musicais. No início do aprendizado musical, o Corpo Discente infanto-juvenil como não está habituado com a nova gramática musical, não irá entender o que e para que signifique aquelas cinco (05) linhas, como também, as bolinhas – as notas musicais – pretas e brancas, colocadas subindo ou descendo na pauta musical. Na primeira abordagem podemos trabalhar aplicando apenas uma linha no quadro, na posição horizontal e, explicar que se escrevermos uma nota abaixo desta linha, o som será mais baixo e, se escrevermos uma nota acima desta linha, o som será mais alto.

A criança ou algumas crianças ao pronunciar diversas palavras, poderá encontrar dificuldades em razão da complexidade existente entre a vogal e uma consoante e, consoante e uma vogal. Por exemplo: a palavra trabalhar, às vezes, pode ocorrer que a criança sinta dificuldades no momento da pronúncia t-r-a-ba-lhar, porque as letras t, r, a, ao serem pronunciadas, acontecerá uma espécie de vibração da língua entre os dentes e a parte superior da boca. Acreditamos que passo a passo a continuação do trabalho com o Corpo Discente, ao associar Educação Musical e Educação Escolar Regular, os benefícios no que diz respeito, ao fator aprendizagem, alcançarão níveis superiores em comparação a abordagem didática tradicional.

João Bosco do Carmo
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e-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

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