ABTV: Carnaval 2013

abtv-22-01-12 (5)

abtvAconteceu na noite de ontem (22) em sua sede localizada na Rua Saldanha da Gama no bairro do Livramento, uma reunião extraordinária da ABTV (Associação dos Blocos de Trios da Vitória), com a participação de representantes de algumas  Secretarias  Municipais envolvidas com o carnaval, como também da  Polícia Militar, além claro, dos dirigentes dos blocos filados.

O presidente da ABTV, Charles Romão, abriu os trabalhos, agradecendo a presença de todos os convidados, e depois levantou, para serem debatidos, os pontos positivos e negativos de carnavais anteriores.

O representante do 21º Batalhão de Polícia, Tenente Raimundo, se colocou a disposição de todos que fazem o carnaval, dizendo que a Polícia Militar estará nas ruas com efetivo  reforçado, mais uma vez, durante todo evento carnavalesco dando segurança aos foliões e mantendo a ordem pública.

O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Paulo Roberto, fez uma explanação, relatando experiências dos carnavais anteriores, enquanto esteve Secretário, expondo  alguns pontos de vista e revelando, inclusive, algumas falhas, como também acertos. É oportuno destacar também, na fala do Secretário, as palavras elogiosas ao nível de profissionalismo desenvolvido, pelos blocos filiados na ABTV, durante o carnaval da Vitória ao longo de todos esses anos, “com seriedade, profissionalismo e organização”, destacou o Secretário.

O Secretário Municipal de Comunicação, Djalma Andrade, relatou que está fazendo alguns contatos com emissoras de televisão, na intenção de promover a nossa festa. O senhor Antônio Pereira, que participou da reunião representando o Secretário de Defesa do Cidadão, Décio Filho, esteve atento à todas discussões.

demetiusO Secretário Demetrius Ribeiro, comandante da “nova” pasta de Serviços Públicos, demonstrou bom conhecimento das dificuldades que irá encontrar, como também, boa vontade de solucioná-los, já que se encontra bastante motivado.

Muito bem, como membro atuante da ABTV, acompanhei de perto toda reunião de ontem. Independente de qualquer coisa, o comparecimento dos representantes de órgãos governamentais na reunião de ABTV, mostra a importância de nossa Associação para a consolidação do carnaval da Vitória.

A Secretaria de Saúde Municipal, comandada pela Drª Vera Luci Lira, foi convidada,  mas não mandou representante legal.

Com relação aos temas abordados na reunião aludida, queria destacar alguns pontos:

Com relação ao não investimento, por parte da Prefeitura, nos blocos vinculados a ABTV, ou seja, que vendem kits e celebram contratos de publicidade com empresas, acho que foi uma decisão acertada, contudo, doravante, se faz necessário uma discussão, muito mais  ampla, com a entidade (ABTV) referente aos direitos e deveres, de ambos (Prefeitura\ABTV) no carnaval. É oportuno destacar que a falta de diálogo dos governantes com os diretores de blocos não é uma exclusividade apenas dos dirigentes governamentais atuais, até porque, na gestão do Governo Que Faz a situação era a mesma.

Com relação a não passagem dos blocos que desfilam com trios elétricos, na Praça da Matriz, fica mais uma vez, a marca da unilateralidade nas decisão, até porque, em suas explicações, mais uma vez, o Secretário, por mais que tenha tentado, não convenceu ninguém.

Com relação ao Baile Municipal Popular, Paulo, nos relatou que não mais existirá. Acertadamente a gestão do Governo de Todos, que investiu nos últimos quatro anos naquele modelo de festa, chegou a conclusão que  a mesma era infrutífera, sendo inclusive,  uma opinião, há muito conhecida, desse blogueiro.

Com relação as demandas vinculadas à pasta, sob o comando de Demetríus Ribeiro, destaquei que ela (pasta) precisaria de mais investimento por parte da municipalidade, até porque, já ficou provado em edições carnavalescas passadas, que muita coisa não funcionou. Destaquei também que para tentar fazer funcionar, na linha da razoabilidade, a gestão deveria mudar várias coisas, inclusive o pessoal.

Para encerrar, espero que a “nova” gestão Municipal, invista na festa o necessário, com respeito ao dinheiro público, com sensatez, com equilíbrio, mais que não deixe de valorizar   nosso Patrimônio Imaterial, chamado CARNAVAL DA VITÓRIA.

[slideshow post_id=”35206″]

1 pensou em “ABTV: Carnaval 2013

  1. O Carnaval da Vitória precisa de uma reformulação urgente na questão do percurso. Pois, pensamos que o nosso carnaval é o melhor do Brasil. Precisamos mais um pouco de humildade e reconher que ficamos para trás. Temos a nossa cidade vizinha: Bezerros, onde a mídia e os turistas falam muito bem.
    E ficamos sem entender o porque se fala tanto do carnaval de Bezerros. Simples, o percurso é simples e compacto. Assim, toda hora tem troça, gente e muito folião nas ruas. Já a nossa cidade que fala tanto que o nosso carnaval é centenário, esqueceu de evoluir. Portanto, percurso grande, não quer dizer que tem o melhor carnaval.
    Precisamos evoluir, exemplos: Sambódromo, Orla de Salvador, Bezerros, não é necessário coloca a cidade toda envolvida no percurso e esquece que a cidade precisa transitar e outras atividades. Abra a mente dirigentes do Carnaval.
    Essa é a minha visão de negócios, nada contra a ninguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *