
Roberto Damatta
Em uma das obras do renomado antropólogo Roberto Damatta (PUC-RJ) que tem como título “Fé em Deus é Pé na Tábua”, podemos encontra uma série de respostas para a dificílima convivência entre os motoristas x pedestres, motoristas x motociclista e porque não dizer, motoristas x as leis de trânsito.
Segundo Damatta “no trânsito brasileiro, todos enxergam os erros dos outros e exigem punições, ao mesmo tempo em que admitem flexibilizar as regras em seu próprio benefício”.
Muito bem, mesmo sem ser especialista nas relações humanas e muito menos nas questões relacionada ao trânsito, entendo que o motorista replique traços da sua formação familiar, social e educacional quando está ao volante. Um bom exemplo disso é quando o sujeito estaciona SEU CARRO em cima da calçada, em outras palavras, ele está dizendo para todos que o SEU CARRO é mais importante que as pessoas.
Devo admitir, que mesmo com toda essa bagunça no trânsito de nossa cidade, as coisas ainda poderiam ser piores. Aqui as leis existem, mas não tem quem fiscalize se os motoristas estão cumprindo, ou até mesmo, quem os punam pelo não cumprimento das mesmas.
Por incrível que pareça, aqui em nossa cidade, quem mais contribui para o caos no trânsito, é justamente quem tem por obrigação de “toma de conta”, ou seja, a Prefeitura.
Mesmo após quatro ano de gestão e com tantos flagrantes de mal exemplo dos condutores da própria prefeitura, postados aqui em nosso blog, é possível, sem maiores dificuldades encontrar nas ruas da cidade: sinalização errada, ponto de mototaxi em lugar que não é permitido nem estacionar, câmeras de monitoramento sem funcionalidade real, calçadas invadidas, guardas sem autoridade para cumprir suas funções…. e tantas outras coisas.

Sendo assim, podemos, mesmo paradoxalmente, dizer que os motoristas vitorienses, de maneira geral estão de parabéns, claro, com algumas exceções.
