Ser Vereador de verdade custa caro…

Com o Estado Democrático de Direito restabelecido 1945, as Câmaras Legislativas municipais foram reabertas, uma vez que as mesmas, tinham sido fechadas durante o Estado Novo entre 1937 a 1945, e aos poucos, foram ganhando as formas de hoje.

Em relação ao parlamentar a Constituição determina o seguinte: “a inviolabilidade dos vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição municipal”. Não é de se espantar, que tem vereador que ganha a eleição,   assume o mandato, perde a eleição seguinte sem saber disso.

Pois bem, um mandato de vereador, representação popular conquistado através do voto é, sem sombra de dúvidas, um espaço nobre de poder.

Face a falta de alcance dos nossos representantes na Casa Diogo de Braga, com raríssimas exceções, ao longo das últimas décadas, a relação entre poder Executivo (Prefeito) e poder Legislativo (Vereador) nunca esteve tão promiscua, não sendo inclusive, uma exclusividade apenas da Terra de Mariana Amália.

Acho até, que o debate em torno do aumento salarial dos vereadores não poderia ter vindo em melhor hora, visto que estamos a “beira” de uma nova legislatura (2013 a 2016).

Pois bem, se realmente um vereador quer exercer seu mandato sem ter que ficar de “joelhos” para o prefeito, um salário adequado já é um bom começo. Mas, se os novos legisladores estão pensando em tratar o prefeito como PATRÃO, pedir-lhe empregos nas secretarias para esposa, cunhada, filho, cabos eleitorais e etc…, como também agregar  automóveis na “máquina pública” em nome de laranjas, e viver bajulando “o chefe” para conseguir  ordens de gasolina, mantendo assim uma relação promiscua e submissa interferindo no seu trabalho que, entre outros, é fiscalizar o Executivo, deveriam sim, é ter seu salários diminuídos.

Portanto, para muita gente que não sabe, ser vereador de verdade custa caro. Os novos  vereadores eleitos, poderão se socorrer da desculpa de que não foram eles que aumentaram os seus salários, mas serão os mesmos diretamente beneficiados, sendo assim, deveriam usar a imprensa para dizer ao povo que tipo de vereador pretendem ser, se usarão os cargos, outorgados pelo povo, para ser mais um PARASITA e OPORTUNISTA ou se realmente serão vereadores de verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *