Às 13h de hoje (22), assim como ontem (21), foi ao ar, através da TV VITÓRIA – canal 58, os programas eleitorais gratuitos dos candidatos a vereador e prefeito, respectivamente.
No dia de ontem os candidatos, ao Poder Legislativo, deram seus recados, cada qual no seu estilo e com sua capacidade de entendimento político. Em praticamente todo Brasil alguns “estilos” se destacam, assim com aconteceu na eleição passada com o famoso slogan do palhaço TIRIRICA dizendo: “pior do que está não fica”.
Já no dia de hoje, dedicado aos cargos majoritários, os programas, de maneira geral, ficaram dentro da expectativa.
Diz a regra técnica, que é no primeiro dia de programa que os candidatos devem “se apresentar” para o eleitorado, aproveitando que o “jogo está zerado”, de maneira mais íntima, como fez os candidatos na República da Cachaça.
No meu modesto entendimento, as equipes de produção ficaram devendo por não abrir, nem que fosse um pequeno espaço, para que os postulantes a vice também se apresentassem, até porque, em alguns casos, como o vice Jairo Medeiros, tem muito a contribuir ao debate democrático, por ser um sujeito reconhecidamente atualizado.
O Guia na TV é uma ferramenta poderosa para uma campanha eleitoral em cidades que dela se utilizam, fui, e sou um ferrenho defensor deste modelo de campanha por entender que devemos, sobretudo nós os mais jovens, mudar a forma de fazer política na Terra de Diogo de Braga.
Sendo assim, uma nova “partida” começa. Posso até estar enganado, mas por está em jogo o comando de um importante município, acho que os dois caciques políticos esconderam o jogo quanto as suas equipes, um querendo mostrar para o outro que estão fazendo seus programas com receitas “caseiras”.
Todos nós sabemos que o guia na TV é quem comanda a eleição, sendo assim, não acredito que, tanto Elias quanto Aglailson não estejam “armados até os dentes” para o fogo cruzado que está por vir, até porque, neste particular, aqui não será diferente de lugar nenhum onde acontece Guia na TV.
Quem viver verá.