Foto: Everton Alambergue
Alguma coisa está errada!
Caro Pilako, definitivamente “alguma(s) coisa(s) está(ão) errada(s)” em relação ao transporte estudantil que leva os estudantes de Vitória para a capital pernambucana. Especialmente quando nos referimos ao teste de resistência que estudantes da UFPE/IFPE/UFRPE são submetidos!
Primeiramente queria falar da superlotação… É inadmissível que boa parte dos estudantes tenham que ir em pé durante 50 min até chegar a UFPE. Isso só mostra o descaso da gestão municipal em relação aos estudantes. Diga-se de passagem, estudantes das federais “não estudam de graça” e nem “vão de graça” no ônibus como alguns comentam para dizer que não podemos reclamar… Pagamos altas cargas tributárias para que isso seja disponibilizado, além de termos reconhecida competência para estarmos lá! O absurdo é ainda maior em relação ao bendito ônibus de 1º andar que só serve para: 1) Ter mais um corredor para os estudantes irem de pé (um corredor em cima e outro em baixo) e 2) para consumir absurdamente combustível. Desafio a secretaria de transporte nos mostrar a relação custo/benefício desse “empreendimento”… Vou nem comentar 3) o fato dele ser alugado… Pelo amor de Deus, diretor da secretaria de transporte, não seria mais interessante no lugar de um bus de primeir andar, dois ônibus (ou até três) normais com o mesmo dinheiro? Nós estudantes não temos culpa se durante as eleições foi feita uma promessa sem fundamento simplesmente para chamar a atenção… Essa promessa só serve para massacrar os estudantes… Abram os olhos!!! Ele é confortável? sim! Mas apenas para quem vai sentado… Como a maioria vai em pé, não faz o menor sentido… Sem contar que o motorista faz racionamento de combustível colocando o ar-condicionado no modo “ventilador” (principalmente às 11:30hs) e ainda reclama por abrirmos a janela… Se não é isso que ocorre, alguma coisa também está errada com esse ar-condicionado… Desafio as autoridades pegarem o busão no Petrobrás e irem no “bem bom” como se referem! Luciano, não vale só aparecer pra fazer discurso quando se pede a carteirinha… Tem que usar do transporte pra sentir na pele o problema… Realmente queria saber a relação custo/benefício desse “empreendimento”!!!
Outro problema: os ônibus estão sem manutenção… Quase todo dia um ônibus está quebrando, seja por problemas na correia, motor… Enfim… até a opção de escolher em qual ônibus queremos ir em pé não temos mais já que quando quebra, temos que espremer quem já está espremido nos outros ônibus!
Mas a situação torna-se ainda mais lamentável (acredite, tem como piorar) no último horário (22hs)… Se levantar o pé perdemos o lugar! Uma vergonha!!! Os estudantes levaram um abaixo-assinado para o diretor de transporte comentando a situação e o mesmo disse que não tinha o que fazer porque não existem recursos… Além disso, nem se deu o trabalho de pegar o abaixo-assinado…
Enquanto isso, aguardamos a proximidade das eleições para ver o que possíveis candidatos irão falar… Será que tem gente que vai se candidatar usando o transporte estudantil como palanque? Talvez não seja a melhor ideia…
Pedro Gandini
gandini.pepe@gmail.com

Passei por isso durante 4 anos e tenho que concordar que não é fácil.
Às vezes pegava o primeiro ônibus, às 5h30, e só voltava no último, às 22h, morta de cansada de um dia inteiro de aula, estágio, trabalho, etc… e tinha que vir à pé a viagem inteira, pra chegar em casa quase meia-noite pra acordar cedo no dia seguinte e começar a luta novamente…
Tudo bem que os ônibus são um enorme benefício para os estudantes, mas merecemos um pouco mais de conforto.
Confesso que às vezes eu ia de TIP só pra poder ir sentada, tirando um cochilo, de tão cansada que eu estava…
Boa sorte a quem ficou na luta… Anos depois e vejo que nada mudou…
É uma tremenda falta de respeito para com os estudantes,
(Humanos tambem), a quatro anos sem uma manutenção nos
veiculos, muitos dos motoristas arrogantes, apesar de nao ser todos
mas quem frequenta sabe de quem eu falo.
Sem roteiro certo de parada certo, leva quem eles querem para as viagens,
e ainda fica quebrando todos os dias.
É por esse motivo que não vou me canditar a vereador pois nao consegu deixar um transporte legal para os estudantes. Não votem em mim e peço desculpas.
e minha gente esqueceram de disser que o motorista do ÓNIBUS de primeiro andar trata os estudantes muito mau,quado ele chega é na maior pressa, mais quando chega em bonança ele para deixa o ónibus aberto e vai tomar um cafèzinho e compra cigaro.Depois vai correndo até chega na 101 pois lá ele tem que ir devagar pois tem transito e ele não pode voar,estamos saindo de vitòria as16:50hs e chegamos na UFPE as17:45hs.serà que ele corre? sobre o abaixo assinado è que no horario das 22:00hs tem nas de cem pessoas que assinou e muitos dias está indo 2 ónibus de deficiente,{os chamados de amarelinho}.mas não se preucupe que estè ano vai chega um SANTO pormetendo o céu e a terra.{ estamos em ano eleitoral}.
nem se fala o do centro, aquilo ta uma vergonha… todos os dias venho em pé, agora imaga uma pessoa que trabalha o dia enteiro, ainda tendo que encarar uma viagem até a capital indo e vindo em pé, isso é um absurso: essa prefeitura ta uma benção viu, só vejo o numero de estudantes crescendo e a quantidade de onibus permanecendo a mesma. isso é uma PALHAÇADA.
Mas infelismente é comum este tipo de atitude,
se nao fisicamente, mas verbalmente ja fomos inumeras vezes
agredidos, e nem adianta falar com o responsavel pela
secretaria de transporte, pois nao vai dar a minima
feito fez com os estudantes da UFPE. (Dizem que pretende se lançar candidato
a vereador, Um homem de Deus ).
Devemos nos reunir e marcarmos uma manisfetação exigindo
melhores condições de transporte, profissionais preparados, horarios
certos, mais veiculos e acima de tudo, mais e muito mais respeito.
Esse ano é ano eleitoral, vamos nos lembrar disso tudo minha gente,
não é politica e sim direitos.
“Dizem que pretende se lançar candidato
a vereador, Um homem de Deus ”
Quer conhecer uma pessoa? Dê poder a ela!