
Joel Neto e Lourdinha receberam o reconhecimento dos dirigentes dos blocos que saem com trios elétricos, e o casal, também será um dos homenageados pela Prefeitura no Carnaval 2026.
Da parte dos trios elétricos, a Associação dos Blocos de Trio Elétrico da Vitória de Santo Antão (ABTV) promoveu sua 13ª edição com feijoada, se somando a abertura do calendário da Folia de Momo municipal que contou com as presenças dos dirigentes de blocos, clubes e troças carnavalescas, foliões, patrocinadores, autoridades e a imprensa local, no Restaurante Gamela de Ouro, no sábado (24.01), sob a animação da Orquestra Ciclone e da artista antonense Watusi Alves, acompanhada de outros cantores, como Ricardo Rico, Nildo Ventura, Ery Melo, Guga do Samba das Antigas os quais também desfilarão no corredor da folia nos dias do carnaval 2026.
Na oportunidade, também “deu palhinha” no palco da festa, Wilma Patrício, hoje residente em Gravatá, que integra o projeto cultural “Seresteiros”. Ela já tocou, décadas atrás, em vários bares boêmios de Vitória.

Ciceroneada pelo produtor de eventos Charles Romão, atual presidente da ABTV, a Feijoada da entidade contou mais uma vez com o apoio cultural do Engarrafamento Pitú, contudo, nesta edição não foi realizado as tradicionais homenagens às personalidades e entidades vinculadas ao carnaval pernambucano. A ABTV, neste ano, fez única homenagem ao casal antonense Joel Neto e Lourdinha Carneiro.
O empresário Joel Neto detém uma vida intrinsecamente ligada ao carnaval e aos desportos da Vitória de Santo Antão. É um dos baluartes da Liga Desportiva Vitoriense, já exerceu mandato como Vereador e Secretário Municipal de Esportes, e junto com sua esposa dinamizou por muitos anos a vida social do Clube Vassouras O Camelo (que atualmente se encontra sem sede). Joel e Lourdinha receberam o reconhecimento dos dirigentes dos blocos que saem com trios elétricos, e o casal, também será um dos homenageados pela Prefeitura no Carnaval 2026.
Durante coletiva de imprensa na 13ª Feijoada ABTV, o Secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa da Prefeitura de Vitória, Demétrius Lisboa, anunciou junto com os dirigentes da Associação, que foi feito uma vistoria muito detalhada pelos órgãos públicos no tocante ao corredor oficial da folia, que determina o fechamento do trânsito, nos dias de carnaval, das ruas principais da Matriz, Centro e Livramento. Toda a infraestrutura urbana do corredor por onde desfilam as atrações com trios elétricos estão recebendo adequações em toda sua rede elétrica, inclusive os semáforos e os postes, além de um novo piso com camada asfáltica.
O carnaval multicultural que a cidade vem construindo ao longo dos anos adota inovação com os open-bar nas concentrações de inúmeros blocos, bem como o fortalecimento do carnaval de rua com orquestras de frevo. Com esse evento da ABTV em seus 28 anos de fundação, a entidade agrupa uma dezena de blocos de trio elétrico, assegurando a diversidade que Vitória dispõe frente ao passo da folia de Momo. A cidade já respira desde o início do ano com movimentos de ensaios de rua e prévias carnavalescas que perfazem a contagem regressiva rumo ao carnaval marcado para os dias 14 a 17 de fevereiro.
Lissandro Nascimento – Blog A Voz da Vitória.
