
Convidado, hoje pela manhã, estive presente no 27º ENCONTRA – Encontro de Conhecimentos Tradição -, evento promovido pelo Colégio Diogo de Braga, localizado no bairro do Livramento.
Guiado pelo tema “Cuidar do Outro: Empatia e Solidariedade”, o evento, assim como nas edições anteriores, montou uma estrutura com vários espaços ao longo da vida pública. Nesse contexto, os alunos, de várias idades, se organizaram para expor seus trabalhos, experimentos e conhecimentos.

Ao circular, o público em geral era convidado pelos alunos que, ávidos para compartilharem seus conhecimentos, explanavam sobre o tema em tela. Na ocasião, destaco o grupo que realçou os detalhes da distribuição da renda brasileira, inclusive com alguns gráficos demonstrando os números da redução da pobreza no País.

Entre uma passada e outra, foi impossível não fazer uma viagem no tempo. Lembrei-me das vezes em que, na qualidade de adolescente, quando aluno do Colégio 3 de Agosto, lá, nos anos 80, participava das chamadas “Feira de Ciência”,
Esse tipo de atividade escolar, além do aprendizado necessário e da interação social, indiscutivelmente, contribui bastante para as memórias afetivas: com a escola, com os professores e, sobretudo, com os colegas de turma.
Parabéns aos professores e à direção do Colégio Diogo de Braga por manter viva essa cultura na nossa cidade.
