O ano era 1985 – por @historia_em_retalhos.

Naquele momento, sob o calor das “Diretas Já”, o Brasil vivia a frustração da não aprovação, em 25.04.1984, da Emenda Dante de Oliveira, que devolveria ao país as eleições diretas para presidente da República.

Todavia, ainda como um rescaldo do clamor das ruas, foi aprovada a EC n.° 25/1985, que possibilitou o retorno das eleições diretas para prefeitos das capitais.

Pois bem.

No Recife, o então prefeito (biônico) era Joaquim Francisco.

Jarbas Vasconcelos, legitimado pelos 93 mil votos recebidos nas eleições de 1982 para deputado federal, e o também deputado federal Sérgio Murilo, ambos do MDB, lançaram-se internamente na disputa de 1985.

Murilo acabou levando a melhor nas prévias do partido, de sorte que Jarbas, sem alternativa, deixou a sigla, juntamente com Miguel Arraes e Pelópidas Silveira, para ingressar no PSB e poder disputar o Palácio do Capibaribe.

A partir dali, o Recife assistiria a uma das disputas eleitorais mais tensas e acirradas da sua história.

No auge da campanha, o então deputado Carlos Lapa fez uma denúncia contra Sergio Murilo, afirmando que este havia matado uma pessoa.

Apoiadores de Jarbas espalharam pela cidade panfletos apócrifos chamando o candidato emedebista de assassino.

Apesar de jamais comprovado, este episódio impulsionou Jarbas Vasconcelos na disputa.

Porém, a campanha de Sergio Murilo não deixou por menos e contra-atacou, apresentando uma denúncia de que Jarbas havia agredido o seu pai em Vicência, sua terra natal.

Uma carta, supostamente assinada pelo pai de Jarbas, dirigida ao ex-governador Moura Cavalcanti, foi explorada a fórceps na campanha.

Radicalizada, polarizada e sem um segundo turno, a eleição findou por dar a vitória a Jarbas, que obteve 31,19% dos votos, seguido por Sérgio Murilo (29,45%) e João Coelho, do PDT, com 23,39%.

Augusto Lucena (PDS), Roberto Freire (PCB) e Bruno Maranhão (PT) somaram, juntos, 11,97%.

Sérgio Murilo abandonou a vida pública em 1987, vindo a falecer em 2010, aos 78 anos.

Já Jarbas Vasconcelos, após aqueles pleito, ainda venceria outras seis eleições majoritárias no estado.
.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/DNffAtlOqSA/?igsh=djdxN2JuNDk2dm0z

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *