
No feriado municipal do dia 3 de agosto, que esse “caiu” no domingo, celebramos mais uma passagem da épica Batalha das Tabocas. No conjunto da Corrida das Tabocas, que como ponto de partida a Praça Padre Felix Barreto, literalmente, botei o pé na estrada, para seguir o até o Sitio Histórico (cerca de 12km).

Por lá, aproveitei para grava mais um vídeo no nosso Projeto Cultural/Esportivo, que o intitulamos de “Corrida Com História”. Veja aqui:
https://youtube.com/shorts/NVLNg7_Na7A?si=B_RT5mDMkNnyuRt7
Carregado de simbolismo, o nosso Monte Das Tabocas é um tesouro histórico ainda por ser explorado, no bom sentido da palavra, claro!

Foi a partir da Batalha das Tabocas, lá, ocorrida em 03 de agosto de 1645 – há exatos 380 anos – que demos inicio a chamada “Restauração Pernambucana”, movimento que culminou com a expulsão dos invasores holandês do nordeste do Brasil. Aliás, acontecimento importante do mundo ocidental.
Outro dia, em conversa informal com atual prefeito da Vitória, Paulo Roberto, alertei-o sobre a necessidade da realização de um trabalho arqueológico no nosso patrimônio histórico (Monte das Tabocas). Precisamos avançar nessa matéria para ratifica-lo como espaço importante para o Mundo.
Portanto, Viva o nosso Monte das Tabocas!!!
