
REDAÇÃO DO BLOG DO PILAKO – 2011
Certa vez, uma das minhas sobrinhas (Raquel), então estudante de Educação Física do CAV, perguntou-me se poderia passar o meu contato para um professor dela, pois o mesmo estava precisando de parceiros para promoção e divulgação de uma corrida de rua, aqui em Vitória. Com a minha afirmativa, posteriormente, tive o privilégio de conhecer, pessoalmente, o professor Marcelus Almeida.
Naquela ocasião – em julho de 2011 – esteve o mesmo, em carne e osso, na redação do Blog do Pilako. Diz um adágio popular “que não temos uma segunda chance para causarmos um boa primeira impressão”. “Mas quem é bom, já nasce feito”, Diz outro dito popular.
De maneira leve, afável e doce com as palavras, o professor Marcelus levantava, naquele primeiro encontro, a melhor das bandeiras. Ou seja: promover uma corrida de rua na nossa cidade. Além de divulgar o evento no blog vesti, literalmente, a “camisa do evento”, inclusive, na qualidade de corredor, participando do evento.

Pois bem, desde o nosso o primeiro encontro, nunca mais nos perdemos de vista. Nos encontros casuais, sempre nos cumprimentamos e trocamos algumas figurinhas.
Por ocasião do nosso evento esportivo (Corrida da Vitória), certa vez, fui procura-lo para celebrar parcerias. Não deu outra! O professor abraçou-nos com toda força. Daí então, nossa admiração mutua floresceu e continua frutificando.

LIVRO DO JEGUE AO CAMELO – PROFESSOR MARCELUS ALMEIDA
Há duas semanas enviou-me, de maneira digital, o seu mais novo livro. Dizendo que em breve mandaria ele impresso. Dito e feito!

Hoje (05) pela manhã, em minha residência, logo cedo, o livro chegou. Com dedicatória carinhosa e generosa.
“Do Jegue ao Camelo”, nessa primeira e rápida vista, trata-se de vários recortes da sua vida (bem vivida). Como ele mesmo confidenciou, nas páginas do referido opúsculo, da sua extraordinária infância no interior paraibano aos desafios da cidade grande. Já na fase adulta, devemos sublinhar a coragem de virar a chave, quando se mudou para o exterior, guiado pelo farol da determinação. Um verdadeiro colecionador de amigos, por onde passou. Essa é a certeza que salta das páginas do livro. uma pessoa que gosta de “gente”…..
Nessa biografia bem humorada, por assim dizer, o professor registrou 42 capítulos. Mas ressaltou, nas entrelinhas, que para cada fato mencionado e até os não mencionados, poderia, muito bem, dedicar um livro inteiro.
Portanto, para finalizar essas poucas linhas, tributadas à obra literária do professor Marcelus Almeida – que não teve 2 “L”s no nome por um erro (Marcellus), – confidencio que fiquei muito feliz e gratificado pela lembrança do meu nome na sua imensa lista pessoas agraciadas, com o seu mais novo livro – “ Do Jegue ao Camelo”.

Adorei o seu comentário. E em breve estaremos novamente juntos.
Obrigado, querido.