
Este fato cômico aconteceu nas eleições municipais do ano de 1985 em São Paulo.
Como comentamos em um retalho anterior, naquele momento, o país vivia a frustração da não aprovação, em 25.04.1984, da Emenda Dante de Oliveira, que devolveria ao Brasil as eleições diretas para presidente da República.
Todavia, ainda sob o calor das “Diretas Já”, foi aprovada a EC n.° 25/1985, que possibilitou o retorno das eleições diretas para prefeitos das capitais.
Pois bem.
Jânio Quadros sempre foi uma figura excêntrica.
Após a sua renúncia à presidência, apenas sete meses após a assunção do cargo, tentou, no ano seguinte, o governo de São Paulo, sendo derrotado por seu velho desafeto Ademar de Barros.
Com a eclosão do golpe de 1964, foi um dos três ex-presidentes a ter os seus direitos políticos cassados, ao lado de João Goulart e Juscelino Kubitschek, chegando a ser detido pelo Exército, por ordem do então Ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva.
Em 1982, foi novamente derrotado nas eleições para o governo de São Paulo, na qual sagrou-se vencedor André Franco Montoro.
Tido como um político ultrapassado e enfrentando um candidato em plena ascensão, que era o senador Fernando Henrique, Jânio lançou-se na disputa municipal de 1985, contando com os apoios mais conservadoras da sociedade paulistana da época, como a TFP, a Opus Dei, o ex-governador Paulo Maluf e o ex-ministro Delfim Netto.
FHC, oxigenado pela redemocratização, era amplamente favorito naquele pleito, porém cometeu um pecado capital na política: cantou vitória antes do tempo.
Na véspera da eleição, sentou na cadeira de prefeito e permitiu que o fotografassem, dando como “certa a vitória”.
A foto, que estampou vários jornais no dia do pleito, foi apontada como a causa da derrota de FHC, até então líder das pesquisas.
Este “detalhe” ressuscitou uma figura tida como decrépita na política nacional, que era o ex-presidente Jânio Quadros.
Mas, o mais cômico aconteceu depois.
No dia da posse, Jânio desinfetou a cadeira exclamando: “desinfeto-a, porque nádegas indevidas a usaram”, referindo-se a Fernando Henrique Cardoso.
Pérolas da política nacional.
.
.
.
Siga: @historia_em_retalhos
https://www.instagram.com/p/DN0C3sPXHAf/?igsh=MTNleWhpdmI1MW44Nw%3D%3D
