Vitória e Moreno: unidas pela cultura e pelo projeto de um Instituto Histórico na cidade.

Articulada pelo Monsenhor Maurício Diniz, Pároco da Matriz de Santo Antão, na noite do sábado (21), aconteceu na Casa Paroquial uma reunião,  no sentido dos primeiros passos à viabilização de um  Instituto Histórico e Geográfico para a cidade de Moreno. O prefeito Edmilson Cupertino, acompanhado de assessores, e o  Padre Neto, autoridades constituídas do referido município,  ficaram animados com ideia.

Representando o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, Pedro Ferrer e Cristiano Pilako, presidente e vice, respectivamente, na ocasião, realçaram o contexto histórico das duas cidades  – Vitória  e Moreno. “ A nossa instituição foi fundada em 1950 e é uma referência para o estado de Pernambuco”, pontuou o professor Pedro ao mesmo tempo em que  se colocou  a disposição para contribuir na efetivação desse importante  projeto cultural, que aproxima os munícipes com a história local.

Satisfeito com a possibilidade de ter o Instituto Histórico da Vitória como “padrinho” da instituição congênere em Moreno, o prefeito Edmilson  foi taxativo: “ vamos formar uma comissão para visitar as dependências do Instituto de Vitória,  na intenção de cada vez mais valorizar a história e a cultura de Moreno”. Veja o vídeo. 

Em ato contínuo, após o professor Pedro Ferrer apresentar às autoridades o catálogo da “Casa do Imperador”, contendo parte do seu rico acervo, o  Monsenhor Maurício Diniz, satisfeito pelos frutos produzido, face  sua iniciativa, ofereceu um lanche aos presentes, ficando na certeza, evidentemente,   de  que a semente irá florescerá.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *