Maçonaria, Ordem DeMolay e Filantropia

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização para-maçônica fundada nos Estados Unidos, em 18 de março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Conventos da Ordem da Cavalaria.

Uma organização de jovens ainda pouco conhecida pela sociedade, que já está a quase vinte anos instalado em vitória de santo antão, patrocinados por também uma das mais antigas lojas maçônicas da cidade, a A.R.L.S Segredo e Verdade VI Nº 4460, situada na rua Henrique Dias, no bairro do livramento. Nessa oficina de maçons livres e de bons costumes, o ‘‘Tio’’ termo em que os DeMolays tratam os maçons, José Augusto Amâncio Lopes junto com o Tio Severino Francisco carneiro (Doca), vendo uma ordem de fundamentos filosóficos com o intuito de aprimorar a vida intelectual e moral dos jovens, resolve no dia quinze (15) de novembro de mil novecentos e noventa e sete (1997), trazer para a cidade de vitória a ordem DeMolay, homenageando a nossa grandiosa batalha do monte das tabocas. Desde então no meio desses quase vinte anos, formou jovens de intelecto e de grande participação na sociedade, desde advogados até médicos.

Várias simbologias filosóficas são praticadas por estes jovens, como as sete velas que os rodeiam em toda cerimônia DeMolay, que são as sete virtudes que todo jovem ao adentrar a essa ordem segue, o amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, pureza, fidelidade e patriotismo.

Umas das bases da pedagogia filosófica aplicada na ordem é a filantropia, o ato de ajudar o próximo de se sentir no lugar do outro, vem sendo desenvolvida em todo mundo por jovens DeMolays, especialmente em vitória desde a fundação do capitulo, é feito o tradicional “Sopão” que é servido a pessoas carentes da sociedade vitoriense. É preciso salientar que as atividades como manda a ética maçônica e DeMolay não tem nenhum intuito Político nem de aclamação pessoal.

Recentemente o Supremo conselho da ordem DeMolay para o Brasil, órgão que tutela o capitulo, desenvolveu um grandioso programa de incentivo a pratica da filantropia. O DNF (desafio nacional de filantropia), vem incentivando os jovens a fazer enormes gestos de amor a humanidade, atividades como doação de ovos de páscoa a crianças carentes e arrecadação de alimentos para alimentar um pouco da miséria que nos rodeia, e que tantas pessoas fecham os olhos para isso. Todas as atividades filantrópicas feitas geram pontos para o capitulo, que concorre em um ranking Nacional onde serão premiados os capítulos com mais filantropias feitas.

Mas, uma atividade em particular, emocionou os jovens, a visita ao lar de idosos são Francisco de Assis, foi uma completa interação entre a experiência de vida dos idosos e o mundo ainda em formação dos jovens, que automaticamente gerou um amor de avós para netos, de netos para avós.

 
“É muito importante trabalhar filantropia com os jovens, pois, estamos ensinando eles a amar a humanidade”. (Jose Augusto Amâncio Lopes,2017).

Este ano em novembro o capitulo comemora seu Jubileu de porcelana, 20 anos de história, e promete fazer uma grande festa, excepcionalmente pois o Congresso Estadual da ordem Demolay Pernambucana vai ser sediado em Vitória, com a presença de jovens e de pessoas importantes da maçonaria vindo de todo o estado e do Nordeste.

1 pensou em “Maçonaria, Ordem DeMolay e Filantropia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *