1 pensou em “Tempo Voa Vídeo Carnaval – Encontro dos Estandartes – 1988

  1. Caríssimo Pilako! Parabéns pela postagem deste vídeo tão rico!

    Devemos analisar a cadência do Surdo marcando o Frevo Canção ” UNIDOS DO AMANHÃ ” , executado pela Orquestra Euterpe Musical 03 de Agosto, da Cidade da Vitória de Santo Antão, PE, do meu Maestro, Professor, Trombonista e Saxofonista, Aderaldo Avelino da Silva. Seu Aderaldo. Devemos prestar atenção aos Saxofones (Altos e Tenores), Trompetes, Trombones, Tuba, onde a Tuba faz a marcação bem suave sem perder a qualidade. A afinação da orquestra, a Caixa Clara cadenciando e realizando os cortes em sincronia com o Surdo. O que não consigo entender, é a razão de uma Orquestra deste nível, não ter sido tão valorizada pelo Poder Público Municipal da época. Por exemplo: patrocínio para restauração dos instrumentos, fardamentos, reforma para o espaço físico da sede da Euterpe Musical 03 de Agosto.

    Quando abri o vídeo e comecei ouvindo a execução da Orquestra, não sabia identificá-la, mas ao ouvi-la executar a introdução deste Frevo Canção ” UNIDOS DO AMANHÃ “, percebi que existia algo familiar comigo, e, ao ver a figura do Maestro Aderaldo Avelino da Silva – Seu Aderaldo – realmente minha percepção não havia falhado. Neste ano de 1988, estava no Trombone de Pistos e, ainda não estava tocando carnaval. Onde em 1989, toquei o meu primeiro carnaval na Cidade de Ribeirão, PE, onde executei este Frevo no Trombone de Pistos nas ruas de Ribeirão, PE, pois a letra fala da Cidade de Ribeirão, PE. Neste vídeo a Orquestra é composta por: Trombones: Cosme (in memoriam), Maestro da Orquestra Venenosa que faleceu e foi sepultado no Cemitério de São Sebastião, aqui em Vitória, PE, em 09/04/2016, Izael, que me ajudou no aprendizado do Trombone. Trompetes: Erivaldo Souza (in memoriam), Carlos Cavalcante, Zito, e Seu Creodon. Sax Altos: Jadson Willams – fillho do Maestro Aderaldo. Sax Tenor: Ludugero (in memoriam). Caixa Clara: Aridelson e Pedro. Surdo: Irmão de Mimi da Tuba. Os outros componentes não consegui identificar. Sinto por não está tocando com meus colegas músicos, nesta apresentação. Muitas saudades do meu Maestro e Professor Aderaldo Avelino da Silva – Seu Aderaldo – , pois parece que o Maestro Aderaldo Avelino da Silva ainda está fisicamente conosco. Parabéns Pilako!

    João Bosco do Carmo.

    Ex-Aluno, Ex-Componente e, Ex-Trombonista da Euterpe Musical 03 de Agosto da Cidade da Vitória de Santo Antão, PE, do Maestro Aderaldo Avelino da Silva (in memoriam).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *