EDUCAÇÃO MUSICAL – Na qualidade de reflexão na alfabetização da EJA. (PARTE 1 )

20160704_203649

Quando estamos trabalhando com pessoas, que estão com idades avançadas em relação aos padrões curriculares regulares do sistema escolar, precisamos preparar estratégias e técnicas de ensino, para obtermos sucessos no campo da aprendizagem. É uma situação delicada, por ser pessoas com  suas experiências de vidas, onde vivenciaram diversos momentos com graus de dificuldades impressionantes.  A  abordagem que estamos referindo, está focado ao Corpo Discente da EJA – Educação de Jovens e Adultos. A Educação Musical, acreditamos que pode fazer uma introdução neste contexto da aprendizagem, afinal  esta disciplina está inclusa na qualidade de Ciência Educacional, tendo como base, a área Multidisciplinar. Digamos que estes alunos não queiram no futuro, tornarem-se músicos profissionais, apenas  estão estudando a Educação Musical para ser um cidadão melhor no futuro.

No entanto, podemos trabalhar Educação Musical com estes alunos da EJA, aproveitando com bastante cuidado e técnica especial, as experiências individuais de cada participante. Alguns terão dificuldades de expressar e comunicar o que for pedido, por exemplo: em seminários; em grupos ou individuais.  Alguns poderão apresentar batendo palmas, sentados em suas  cadeiras, ou, a frente da  sala para todos, porém outros sentirão vergonha, ficarão inibidos, por já serem adultos, sentem-se que não tem capacidades para  assuntos musicais contidos dentro da Educação Musical. Então, passo a passo o Educador Musical aproveitará as situações vivenciadas de cada aluno participante, apresentando que seus corpos falarão e revelarão recursos para compreender e aprender as noções e, o que seus benefícios poderão fazer para o aprendizado Multidisciplinar, como também, o crescimento de uma sociedade melhor.

João Bosco do Carmo.
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *