CINECLUBE AVALOVARA

unnamed

Estamos em outubro, cerca de três meses de Governo Temer e o país está em ebulição. Até o momento, segundo a UNE – União Nacional dos Estudantes , são contabilizadas 57 universidades, 961 escolas e IF’s ocupados pelos estudantes em todo o Brasil. Em algumas delas, servidores e discentes estão entrando em greve. No Centro Acadêmico de Vitória, da Universidade Federal de Pernambuco, nada disso é diferente. Inicialmente ocupado por cerca de 20 estudantes no último dia 17, instalados no prédio administrativo, fala-se que agora este número chega a cerca de 900, após greve estudantil deflagrada no último dia 20, todos se revezando, com total apoio dos docentes, para resistirem até terem suas vozes ouvidas e reivindicações atendidas. Não se trata simplesmente de levantar bandeira contra ou a favor da PEC 241/2016 e da MP 726/2016; queremos, acima de tudo, exigir que elas sejam amplamente discutidas com a sociedade. O Cineclube Avalovara acredita nesta ideia, apoia todas as ocupações estudantis e, por isso, estaremos levando nossa próxima sessão, no dia 30, às 17h, para o CAV / UFPE Centro Acadêmico de Vitória, em parceria com o CAV r_EXISTE e apoio do Fincar (Festival Internacional de Cinema de Realizadoras).

Na ocasião, estaremos apresentando o Circuito Cineclubista FINCAR, uma parceria com a Federação Pernambucana de Cineclubes. “A equipe do festival entende os cineclubes enquanto espaços de resistência artística e política e a parceria também é uma forma de valorizar as existências dos mesmos”.

Foram selecionados seis filmes de curta-metragem, de diferentes nacionalidades, estilos e gêneros, porém, todos com algo em comum: realizados por mulheres. Cinema nas suas mais diversas linguagens sob a ótica feminina mundial. São eles:

– ENTRE ANDARES [de Aline van der Linden e Marina Maciel, Pernambuco, 2016]
– CIALO OBCE [Corpo Estrangeiro, de Marta Manuska, Polônia, 2016]
– HALAHACHES [de Alejandra Jaramillo, Chile, 2015]
– LA PETITE ACADIENNE [A Garota Acadiana, de Gabrielle Provost, Canadá, 2015]
– FRAU IM MOND [Mulher na Lua, de Kasia Prus, Reino Unido/Polônia, 2016]
– DO PORTÃO PARA FORA [de Letícia Bina, São Paulo, 2016].

Após as exibições, faremos um debate com as presenças especialíssimas de Maria Cardozo, jornalista, curadora e diretora artística do FINCAR; e Pedro Severien, cineasta, diretor do longa “Todas as cores da noite” (2015) e mestre em Produção de Cinema e Televisão pela Universidade de Bristol, na Inglaterra. Convide mais um, venha ocupar a nossa universidade e reivindicar nossos direitos conosco! Ocupe o CAV!

Contamos com a presença e divulgação de todos/as!

1 pensou em “CINECLUBE AVALOVARA

  1. Amigo Pilako lamnto informar a Vossa Senhora, mas o Senhor está sendo conivente com as invasoes de prédios publicos e o vandalismo lá existente.
    a Atitude marginal desses esquerdistas é criminosa. Impedem a outros de ir e vir, e etc…
    O senhor pode ser indiciado por crime de incitação ao crime. Solicito cuidados.
    Por mais legítimo ( que não é) que seja o interesse pleiteado, invadir um prédio público não consiste em situação juridicamente possível, já que existem formas democráticas de demonstrar insatisfação e defender direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *