EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem e noção básica referente a arte de compor. (PARTE 5)

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Após o  processo da formação das estrofes, das tonalidades, das cifragens aplicadas, para Violão, Teclado e Baixo, pensaremos em produzir para os instrumentos de sopros: Trompetes, Trombones, Saxofones (Altos e Tenores), Requintas, Tubas Bb e Eb. Esta formação típica para trabalharmos músicas e canções carnavalescas, nos gêneros: Frevo de Rua e Frevo Canção. Observamos duas abordagens contidas dentro do campo composicional, a primeira para compositores letristas, e, a segunda para letristas, compositores, arranjadores, orquestradores e copistas.

Conforme estamos observando, o campo composicional é abrangente, complexo e profundo, no que diz respeito, em razão a técnica da composição se aperfeiçoar a cada letra, arranjo, orquestração, composição. O que queremos, é justamente que entendamos esta técnica e assim, possamos contribuir na pedagogia musical de forma somatória e produzirmos letras, arranjos e melodias simples, porém harmonizadoras.

João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

 

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