EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem e noção básica referente a arte de compor. (PARTE 4)

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Digamos que temos uma ideia e, começamos rascunha-la em uma folha de papel ofício, mas inicialmente não estamos seguindo a estética no que diz respeito, a estrutura de uma letra de uma canção, por está parecendo com uma carta. Observamos neste momento, após realizarmos vários rascunhos e, encontrarmos o fechamento do pensamento adequado, já estamos  prontos para o surgimento da primeira e da segunda estrofe da letra. Enquanto a letra estava desorganizada, não tínhamos encontrado um sentido, uma direção, uma referência, para começarmos a preparação do trabalho da musicalização da letra escrita.

Ao passarmos este obstáculo, surgirá uma linha melódica, onde começaremos cantando de forma oral ou, mental, isso pode ser diferente de uma pessoa para outra. Deste momento inicial ao final, teremos uma melodia principal pronta para trabalharmos. Outro fator importante, é a formação de cada estrofe, por exemplo: uma letra simples, podemos trabalhar um Frevo Canção. Digamos que tocamos Violão Popular, após descobrirmos a linha melódica, iríamos trabalhar o campo harmônico utilizando as Cifras. Então, para não esquecermos, uma estrofe contém quatro versos, esses versos são as linhas que, somadas formam as estrofes, portanto, um Frevo Canção composto com duas estrofes, contém oito (08) versos que ao ser somados, teremos oito linhas contendo a letra.

João Bosco do Carmo
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