EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem e noção básica referente a arte de compor. (PARTE 3)

20160704_203649

A Tuba Bb escreve-se a peça na quarta linha, com o tom igual ao Sax Tenor, porém na Clave de Fá, e, a Tuba Eb, escreve-se a peça na quarta linha, com o tom igual ao Sax Alto, mas na Clave de Fá, respeitando os intervalos de terceira entre cada voz instrumental, para que haja harmonia entre os naipes. Ao compormos uma peça para Tuba Bb, onde o tom  esteja em Dó Maior ( C ), onde sabemos que as Tubas são instrumentos conhecidos como  os Baixos da orquestra, por  exemplo: de Frevos, onde trabalham fazendo suas marcações, porém podemos escrever peças melódicas para as Tubas.

Então, ao escrevermos no tom de Dó Maior ( C ) e, queremos copiar a peça para Tuba Eb, contaremos uma quarta descendente, onde de Dó ( C ) para Sol ( G ), ficaria assim: C, B, A, G. No Pentagrama, a armadura de Clave na Clave de Fá para a Tuba Bb, não existirá acidente, no entanto, para a Tuba Eb, colocaremos o primeiro acidente – o sustenido – na quarta linha, formando assim o tom de Sol Maior ( G ) . Do início até o fim da peça musical, trabalharemos com os intervalos de quarta descendente.

João Bosco do Carmo

http://lattes.cnpq.br/8222363703321930

E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

 

2 pensou em “EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem e noção básica referente a arte de compor. (PARTE 3)

  1. Parabéns ao amigo João Bosco. Uma vida voltada à música. Um guerreiro. Um vitorioso. Que superou vários obstáculos. E hoje carrega uma rica bagagem de conhecimentos musicais. E faz questão de repassar seu incomensurável conteúdo. De fato, a música tem propiciado muitos jovens a um futuro promissor, algo nunca sonhado, principalmente aos menos favorecidos.

    • Caríssimo Dr. Alexandre Pimentel! Conforme suas sábias palavras, a Educação Musical, tem transformado seres humanos, aplicando um polimento no que diz respeito, a chama do aprendizado contida dentro de cada ser humano existente, abrindo as portas do aprendizado de forma Multidisciplinar. Abrangendo a metodologia para aprender disciplinas contidas na formação Escolar Regular. Estamos confiando e crendo nesta Ciência Social, porque a Educação Musical, está dentro deste conteúdo pedagógico. Muito obrigado pela sua participação.

      João Bosco do Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *