EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem e noção básica referente a arte de compor.

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A abordagem referente a composição musical, abrange de modo geral, uma das modalidades ou gêneros, contidos dentro do campo musical. Quando falamos em composição musical, existem duas linhas que podemos pesquisar e assim, explorar o que for possível para que o entendamos e, consigamos produzir melodias, arranjos e letras, sem nenhuma complicação, onde sem o devido cuidado e preocupação, dificultaria os músicos no momento da execução da peça composta. Referindo-se as duas linhas de pesquisas existentes – a erudita e a popular – vamos discutir a linha composicional popular, para que possamos entender o passo a passo do foco apresentado.

Podemos fazer uma comparação, que a composição musical, seja uma carta escrita por alguém que sabe ler e escrever. Se por acaso, uma pessoa que não sabe ler, nem escrever, mas tem uma ideia e quer colocar em um papel, precisará de um auxílio de outra pessoa para registrar esta ideia de forma manuscrita, pois quem está escrevendo, conhece as “ ferramentas” existentes na gramática, no alfabeto, nas vogais e, escreve corretamente. A composição musical vai surgindo através de diversos fatores, por exemplo: um fato real, uma ficção, uma homenagem, um namoro com sucesso, uma desilusão, e, outros fatores existentes na sociedade. Algumas pessoas tem dificuldades neste campo da música, por não saber compor algo e, não conhecer mesmo de forma básica esta técnica, em razão da complexidade existente neste campo musical, onde por algum motivo ou, a falta da oportunidade de encontrar a fonte da pesquisa relacionada a composição musical, no entanto, podemos trabalhar a técnica da composição musical de forma simples, onde iremos descobrindo passo a passo a técnica pessoal de escrever bons arranjos. Vamos trabalhar uma melodia bem simples, que todas pessoas conhecem desde a sua infância, por exemplo: “ Parabéns pra Você! “. Se por acaso um Clarinetista, executasse esta canção muito bem, mas não soubesse distribuir para uma Banda Musical composta por: (03) Clarinetes, (02) Sax Altos, (02) Sax Tenores, (04) Trompetes, (01) Bombardino, (04) Trombones Tenores sem rotor, (01) Tuba Bb, (01) Tuba Eb. Individual, o Clarinetista desenvolveria muito bem, no entanto, para que fosse distribuído para a Banda Musical, ele precisaria conhecer as extensões de cada instrumento musical, a Clave de Fá que é trabalhada por: Trombone, Bombardino, Tuba Bb, Tuba Eb. Mesmo que o Clarinetista não tocasse o Trombone, mas precisaria conhecer a escala ascendente e descendente do Trombone, do Bombardino, das Tubas Bb e Eb, para escrever os arranjos, as peças individuais de cada instrumentos, a grade ou condutor, a peça que fica na estante em frente ao Maestro.

João Bosco do Carmo

http://lattes.cnpq.br/8222363703321930

E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

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