EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem referente a construção da harmonia pelos instrumentos melódicos e harmônicos. (PARTE 2)

20160704_203649Vamos analisar como ficaria na prática, esta execução harmônica simultaneamente: o quarto trombone sopraria o C (grave), o terceiro trombone o E (grave), o segundo trombone o G (médio), e, o primeiro trombone o C (agudo), localizado na terceira posição da vara. Alguns trombones de vara, este C pode ser localizado bem junto da Campânula do instrumento, no entanto, em razão a alguns fatores de fabricação, nem todos  trombones baseiam-se nesta teoria. Pode acontecer do trombonista ao chegar ao palco, e, na hora do show ao afinar com o Teclado, Baixo e Guitarra, o trombonista perceber que está totalmente desafinado e as posições da vara do seu trombone, estarem menores a distância das notas. Então continuando a abordagem da construção da harmonia, enquanto o quarteto de trombones executam os quatros sons simultâneos, um trombonista executaria a escala de Dó Maior ( C ) da seguinte forma:  ( C ) sexta posição, (D) quarta posição, ( E ) segunda posição, ( F ) primeira posição com a vara toda fechada, ( G ) quarta posição, ( A ) segunda posição, ( B ) quarta posição antes  da Campânula do trombone de vara, e o ( C ) oitavado (agudo), na terceira posição.

A finalidade de colocarmos as notas da escala, escrita com Cifras, é justamente para quem não tem o hábito de ler uma peça musical – a partitura – , possa entender como é o procedimento da execução de um instrumento de sopro, executando uma escala, na melodia de uma música, ou, um exercício. Para que haja a escrita musical, é preciso a presença do pentagrama – as cinco linhas paralelas onde são escritas as notas musicais – , no entanto, o objetivo abordado, é apresentarmos as Cifras e seus nomes para uma melhor compreensão. Sabemos que as Cifras, são utilizadas por: Violões, Teclados, Cavaquinhos, Guitarras, Baixos Elétricos, mas não seria possível colocarmos um Pentagrama para trabalharmos as notas musicais e suas localizações, junto com o que estamos escrevendo, ficaria irregular e sem a estética musical, na grafia musical. Esta simbólica abordagem que trabalhamos, nos deixa um momento de reflexão, sobre a construção harmônica e a sua abrangência no campo musical, como também, a sua aplicação individual em cada instrumento musical. O que queremos referente a abordagem apresentada, é simplesmente, que a harmonia tanto no Trombone (sopro), onde utiliza o pentagrama para trabalhar as (07) sete notas musicais e, quanto  o  Teclado onde utiliza as Cifras, para a harmonia e o acompanhamento da música, possam deixar uma base para o enriquecimento do musicista. No caso do Teclado, a melodia vai surgir na voz do cantor, enquanto os acordes (harmonia), nas mãos do tecladista. Quanto ao trombonista, irá soprar e, este sopro será amplificado pelo Trombone até sair pela Campânula na qualidade de som melódico ou harmônico, conforme o momento apresentado e escrito na peça musical, por exemplo: 1, 2, 3 Trombones e o Trombone Baixo.

João Bosco do Carmo

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