SÃO PEDRO

São Pedro, segundo a tradição, teria morrido em cerca de 67 d.C., e foi um dos doze Apóstolos de Jesus.

O seu nome original não era Pedro, mas Simão. Cristo apelidou-o de Petros – Pedro, nome grego, masculino, derivado da palavra “petra”, que significa “pedra” ou “rocha”.

Jesus ter-lhe-ia dito: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e o poder da morte não poderá mais vencê-la.

Pedro tem uma importância central na teologia católico-romana. É considerado o príncipe dos apóstolos e o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe reconhecido ainda o título de primeiro Papa.

PAPA quer dizer: Pedro Apóstolo, Príncipe dos Apóstolos.

Sosígenes Bittencourt

1 pensou em “SÃO PEDRO

  1. O que diz a tradição sobre sua morte?

    A tradição nos fala que Pedro morreu, entre os anos 64 e 69 d.C., durante a perseguição do imperador Nero aos cristãos. Assim quem crucificou Pedro foram soldados romanos a serviço do Império Romano, sob o regime ditatorial do Imperador Nero, que marcou seu governo pela perseguição aos cristãos em Roma.

    Aonde esteve preso Pedro em Roma?
    Novamente tradição é que nos responde dizendo que Pedro foi preso, em Roma, na prisão Mamertina, onde hoje existe a Igreja “San Pietro in Carcere”. Podemos hoje visitar este lugar em Roma. Na história de sua prisão conta que Pedro conseguiu a façanha de batizar os guardas e foi liberado por eles. Pedro tenta fugir seguindo o caminho de saída de Roma pela estrada Imperial a Via Ápia. Enquanto fugia, a tradição diz que Jesus lhe apareceu e lhe disse de regressar à cidade para morrer como mártir. Estas narrativas encontramos em escritos antigos de (Gerônimo, Tertuliano, Eusébio e Origem) no retorno a Roma foi capturado pelos soldados romanos, e crucificado, de cabeça para baixo, satisfazendo seu pedido de não morrer como seu mestre Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *