Apelidos Vitorienses: NOVO DA BANCA.

IMG_8800

Dando continuidade ao segundo volume do livro – Apelidos Vitorienses – hoje, destacaremos à história da origem do apelido do senhor Edmilson Zacarias da Silva, o popular Vereador Novo da Banca.

Contou-nos o senhor Edmilson que através da sua irmã mais velha Egilda – que todos chamam de “Gilda” – ficou sabendo que o surgimento do seu apelido (Novo) começou quando sua mãe – Dona Inês – pariu o seu  décimo primeiro filho. Nesta ocasião, em 1961, disse ela:  “pronto, vou ficar por aqui, esse é o meu caçula, é o meu “Novinho”. O curioso dessa história é que Dona Inês dando à luz de mais filhos, o “titulo” de “Novinho” continuou com o Edmilson.

Pois bem, Novinho pra lá, Novinho pra cá o amigo Edmilson ficou sendo chamado por Novo, apenas Novo. Mas tarde, já com vinte e poucos anos, em função da abertura de sua banca de bicho na cidade, por volta de 1985, o Novo ganha o “sobrenome” da Banca.

Rebatizado com o Novo da Banca, a partir do ano 2000, o mesmo ingressa na política partidária como candidato a vereador e tem seu apelido difundido nos quatro cantos da cidade. Portanto, eis aí, mais um vitoriense – Edmilson Zacarias da Silva – que é mais conhecido na cidade pelo apelido – Novo da Banca – que pelo o próprio nome. Veja o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *