EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem referente a construção da harmonia pelos instrumentos melódicos e harmônicos. (PARTE 1)

Se quisermos ampliar o nível acadêmico no assunto referente a harmonia, precisaríamos de mais tempo para que o passo a passo da complexidade existente em sua formação, através dos Graus da Escala, fossem sendo trabalhados segundo a matemática contida no que diz respeito, a soma de qualquer nota da escala, onde das sete (07) notas existentes, escolheríamos para construirmos uma harmonia, apenas uma, e, deste ponto em diante, usaríamos as demais notas segundo a contagem harmonizadora.

Conforme estamos observando o foco da referência abordada, e, da construção harmônica, nos faz entender as diferenças referentes entre, por exemplo: um Trombone e um Teclado. O Trombone na qualidade de instrumento melódico e, o Teclado na qualidade de instrumento harmônico, onde o Teclado, podemos trabalhar as melodias e construir acordes também, porém o Trombone necessita de uma dependência constante de outros Trombones, por ser um instrumento de sopro, onde o músico precisa executar uma nota cada vez, para que a melodia vá surgindo. No caso do Teclado, o musicista pode trabalhar a mão esquerda formando o acorde de Dó Maior ( C ), e, com a mão direita, construir uma melodia. Então ficaria assim: a mão esquerda, C,E,G – sons simultâneos – , a mão direita, C,D,E,F,G,A,B,C – sons sucessivos -, colocando na pauta musical ficaria assim: mão esquerda, Clave de Fá na quarta linha, mão direita, Clave de Sol na segunda linha. Ao aplicarmos esta mesma metodologia no Trombone de vara, ficaria assim: construção do acorde de Dó Maior ( C ), C na sexta posição (grave), E na segunda posição (grave), G na quarta posição (médio), e C na oitava da escala, onde chamaremos de C (agudo).

João Bosco do Carmo
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