Instituto Histórico condecora as ex-vereadoras Florianita Oleron e Yara Gouveia.

instituto
Na noite da sexta (11) o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória realizou o primeiro seminário em homenagem a mulher. O evento ocorreu no Salão Nobre da instituição e contou, entre outras coisas, com palestra e homenagens. A Medalha Eunice de Vasconcelos Xavier, recentemente implantada pela instituição, tem como objetivo condecorar mulheres que se destacaram na sociedade vitoriense.

As duas primeiras mulheres que  receberam a  honraria foram as ex-vereadoras Florianita Oleron e Yara Gouveia.

IMG_6647
O evento contou, inicialmente, com uma palestra da professora e ativista social, Clícia Roberta. Na ocasião, Clícia fez um histórico do papel da mulher na política partidária e suas respectivas vitórias. Destacou também nome da vitoriense Marta de Holanda, primeira eleitora do estado de Pernambuco.

IMG_6655A professora Florianita Oleron, que teve a honra de ter sido eleita a primeira vereadora da Vitória de Santo Antão, fato ocorrido e 1968, foi muito festejada. Na sua fala, hoje com 83 anos, encantou a todos. Mesmo com idade avançada mostrou que ainda continua a mesma guerreira, combativa e extraordinária oradora. Veja os vídeos:

A professora, dentista e advogada Yara Gouveia, foi a segunda mulher na Vitória de Santo Antão a ocupar um assento na Casa Diogo de Braga, sua passagem pelo parlamento local se deu no ano de 1988. Na sua fala, Doutora Yara, como é mais conhecida, contou um pouco da sua trajetória de vida, da infância pobre à chegada na universidade. Sobre a sociedade vitoriense, sem meias palavras, bem ao seu estilo, disse: “eu sei que não agrado a metade de Vitória de Santo Antão”. Veja o vídeo:

Ao final do evento o presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, professor Pedro Ferrer, agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso da instituição em continuar, entre outras coisas, preservando o patrimônio cultural da cidade.

3 pensou em “Instituto Histórico condecora as ex-vereadoras Florianita Oleron e Yara Gouveia.

  1. A professora Clícia mesmo sendo uma pessoa boa não representa a nós mulheres em quase nada. Ela é do PT, da ala mais radical, e mais venal tbm, e por isso nõa representa a verdadeira mulher vitoriense,que sempre se pautou pela sobriedade no vestir, no falar e no agir.
    Uma pena que Pedro |Ferrer esteja tornando o Instituto numa organização de esquerda.

    • Clicia Roberta é uma das melhores ativistas! Ela representa a nova era de uma sociedade que luta pelos seus direitos. É uma representatividade e tanto! Ela não representa uma esquerda radical, mas sim, uma esquerda que tem o pé no chão: gente, povo, pobre, preta, servidora….Não é a esquerda que é radical, a direita é que é, na maioria das vezes, extremista, reacionária, segregadora, excludente! Democracia é para todos! Os espaços de Vitória de Santo Antão são para todos! Esquerda e Direita não são partidos políticos….são pessoas que ou defendem a ganância dos poderosos excluindo o seu povo que batalham por uma inclusão social no que diz respeito aos direitos sociais e humanos ou se incluem e defendem a igualdade social de direitos e deveres…..Que pouca vergonha!

  2. Clicia Roberta é uma das melhores ativistas! Ela representa a nova era de uma sociedade que luta pelos seus direitos. É uma representatividade e tanto! Ela não representa uma esquerda radical, mas sim, uma esquerda que tem o pé no chão: gente, povo, pobre, preta, servidora….Não é a esquerda que é radical, a direita é que é, na maioria das vezes, extremista, reacionária, segregadora, excludente! Democracia é para todos! Os espaços de Vitória de Santo Antão são para todos! Esquerda e Direita não são partidos políticos….são pessoas que ou defendem a ganância dos poderosos excluindo o seu povo que batalham por uma inclusão social no que diz respeito aos direitos sociais e humanos ou se incluem e defendem a igualdade social de direitos e deveres…..Que pouca vergonha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *